Projeto de Lourival estimula concorrência nos postos de gasolina

02/06/2009 00:00

A simples menção de implantar mais postos de gasolina na cidade, aumentando a concorrência, está fazendo os preços dos combustíveis caírem. Após divulgação do projeto do presidente do Poder Legislativo, Lourival dos Santos, de diminuir a distância entre os estabelecimentos, foi possível observar que muitos postos já entraram no ritmo de concorrência, divulgando preços diferenciados. O parlamentar lembra que, apesar das opiniões contrárias na cidade, existe Lei Federal, do órgão máximo que regulamenta esta questão, o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que está de acordo como seu projeto. Na matéria, Santos pede a retificação da metragem estabelecida no Código de Edificações do Município, diminuindo a distância dos postos de gasolina de escolas, hospitais, igrejas, comércios de fogos de artifício, depósitos de gás e similares, de 200m para 100m.

“Se uma Lei maior, que é a Federal, já estipula os 100m, porque em Uberaba tem que ser diferente? Quem ganha com a concorrência é a população, que estes dias, por exemplo, tem comprado gasolina com preço melhor em alguns postos”, afirmou Santos garantindo que voltará com o projeto para votação, pois conta com o apoio dos cidadãos que desejam manter esta concorrência.

Lourival afirmou ainda que o projeto tem por objetivo “o tratamento igualitário aos postos já instalados, em relação aos podem vir a se instalar, garantindo os mesmos parâmetros para localização de seu empreendimento, viabilizando uma competitividade justa e equânime”.