Aprovado ontem (03/07), durante a sessão da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), o Projeto de Lei (PL) 142/2024, de autoria da vereadora Lu Fachinelli (União Brasil). A iniciativa instituiu no Calendário Popular a “Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao HPV", a ser realizada anualmente na primeira semana de março.
Na disciplina aprovada pelos vereadores, os objetivos da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao HPV incluem a divulgação das atividades de saúde na prevenção e tratamento do HPV no Município de Uberaba, medida de extrema relevância, já que segundo pesquisa do Ministério da Saúde a taxa de HPV na genital atinge 54,4% das mulheres e 41,6% dos homens no Brasil.
De acordo com Lu Fachinelli, a inclusão da data no Calendário Popular também vai oportunizar um momento de valorização dos profissionais de saúde que atuam na prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, em especial aqueles com formação e conhecimento sobre as formas de contagio e tratamento do HPV.
Durante a defesa do projeto, a vereadora Lu Fachinelli, afirma que a inclusão da nova data do Calendário Popular fomenta o incentivo governamental e social para a vacinação preventiva ao HPV de crianças, adolescentes e adultos no Município de Uberaba. Com a manifestação positiva de 15 edis a proposta foi aprovada.
Por fim, a parlamentar do União Brasil, reforçou que com a aprovação de seus pares, a " Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao HPV” passa a proporcionar momento de desenvolvimento de atividades informativas como palestras e seminários, nos equipamentos administrativos, de saúde, educação, feiras livres e outros, com o fim de aumentar as iniciativas de prevenção.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
03/07/2024