Para dar a partida nas ações que devolverão vida econômica ao centro de Uberaba, a prefeitura encaminhou ao Legislativo o projeto que prevê de incentivos fiscais, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Como forma de discutir melhor o texto e sanar dúvidas do setor empresarial, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), convidou vereadores e representantes de entidades de classe para reunião no Plenário nesta quarta-feira (10/12).
Atualmente, as principais avenidas e ruas que compõem o centro são marcadas por grande número de lojas fechadas ou pouco movimento. Mas, esse panorama está prestes a mudar, segundo o secretário de Governo Beethoven de Oliveira. “Esse é apenas o princípio. A prefeita Elisa Araújo tem essa bandeira da revitalização do centro de Uberaba e nós trabalhamos bastante para colocar no papel as ações necessárias para que isso se transforme em realidade”, afirma. O secretário ressalta que todas as secretarias formularam projetos e que este é apenas um “embrião”. “Acontecerão outros desdobramentos ao longo do mandato com várias reformas também”, conta. A assessora de Relações Empresariais da SEDEC Maria Leticia Mesquita também explicou um pouco do projeto. “As empresas que quiserem participar, a partir da aprovação desse projeto, poderão se cadastrar na plataforma da prefeitura, no site. Serão concedidos incentivos fiscais para estimular novas contratações, por exemplo”, explica.
Os vereadores Anderson dois Irmãos, Baltazar dos Reis Silvério (Baltazar da Farmácia), Luciene Fachinelli, Luiz Carlos Pereira (Luiz da Farmácia), Caio Godoi e Samuel Pereira marcaram presença e deram apoio ao projeto. Entre os representantes das entidades, Lídia Prata Ciabotti, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU) destacou que a prefeitura dá um passo importante. Desta vez, incentivando os comerciantes. O presidente da Associação para Desenvolvimento de Uberaba (Adub), Gilberto Resende, complementa que o Executivo demonstrou parceria com as entidades de classe. “Essa reunião de hoje, para mim, é histórica. Saímos felizes porque sabemos que é só o início de um processo que dará ao nosso centro da cidade a atenção e a importância que merece”, afirma.
Para o presidente da Câmara de Uberaba, Ismar Marão, é hora de unir esforços e impulsionar o comércio uberabense. “É muito bom quando a gente faz uma reunião para falar de incentivos e não de aumento de impostos. Está bem redondo o projeto. Na próxima terça-feira (16/12) vamos votar e certamente garantir esse início da revitalização. Vamos dar esse presente para Uberaba e para nosso comércio local”, arremata.
Jorn. Renata Thomazini
Departamento de Comunicação da CMU
Uberaba 10/12/2025






