Projeto do heliponto foi apresentado na Câmara Municipal

05/07/2023 12:22

Compartilhar

A convite do vereador Ismar Marão participaram da reunião desta quarta-feira (04) no Legislativo o tenente-coronel Anderson Passos, o major do Corpo de Bombeiros José Vital, o professor do curso de Engenharia Civil da UFTM, Luiz Humberto Camilo, o pró-reitor de Planejamento da UFTM, Kedson Palhares Gonçalves, Rodrigo Rezende e o segundo vice-delegado da ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Cícero Pelissari, para explanarem acerca do projeto do heliponto, que terá como base o Laboratório de Urgência e Emergências da UFTM, e sua importância para a cidade.

Kedson destacou a magnitude do trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo para a realização do projeto em Uberaba. “O heliponto, cujas obras estão em andamento desde junho deste ano, está se tornando realidade por conta da aprovação da iniciativa nesta Casa. As tratativas tiveram tempo recorde: entre a apresentação do projeto ao ex-prefeito Paulo Piau e sua aprovação na Câmara se passaram apenas 35 dias. São mais de 40 instituições envolvidas direta ou indiretamente neste importante projeto”, ressaltou Kedson, que aproveitou para agradecer os parlamentares pelo empenho dedicado ao processo de construção da proposta e sua aprovação. A Câmara aprovou, em 2020, a cessão de uso de parte da Rua Frei Paulino para a futura execução do projeto. Marão, enquanto Presidente da Câmara, trabalhou pela desapropriação de área que contemplasse o Hospital de Clínicas – HC para que o heliponto se tornasse uma realidade. Atualmente, as aterrissagens acontecem de forma improvisada no campo de futebol do Uberaba Tênis Clube, em área ao lado do HC.

Segundo o tenente-coronel Anderson Passos, cerca de 60 municípios brasileiros, que possuem aeronave de resgate, têm bases aéreas de salvamento. “Em Minas Gerais são apenas cinco cidades, e Uberaba terá o primeiro heliponto ligado a um hospital no interior do Estado, entrando agora para o restrito rol de cidades brasileiras que oferecem este tipo de serviço para toda população, sem distinção de raça ou classe social. O heliponto na cobertura do prédio aumentará a segurança e rapidez nos atendimentos de urgências e emergências, uma vez que será destinado ao pouso da aeronave do Corpo de Bombeiros, Samu e Arcanjo 06 próximo ao Hospital de Clínicas.”

É importante salientar que 84% dos pacientes vitimados por traumas vêm a óbito na primeira hora da ocorrência, de acordo com Passos. “Um projeto como esse aumenta as chances de a vítima sobreviver e reduz lesões que possam causar comorbidades nesse paciente. Ele é resultado da união de esforços, e hoje nosso sentimento é de gratidão, pois é um sonho que está se tornando realidade”, afirmou Passos.

As obras do Laboratório de Urgência e Emergências da UFTM, que abrigará o heliponto em sua cobertura, será uma edificação de seis pavimentos, com aproximadamente 3670 metros quadrados de ganho para usos futuros da UFTM. O valor estimado para construção do prédio é de R$ 8,4 milhões [valor oriundo de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de Brumadinho].

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação de CMU

05/07/2023

 

 

 

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados