
Vereadora Lu Fachinelli com familiares de pessoas homenageadas com nome de logradouros
Na sessão do último dia 12/04/23 a vereadora Lu Fachinelli (União Brasil) apresentou projetos que autorizam a designação de logradouros públicos na cidade. Aprovadas em plenário, as homenagens demonstram o reconhecimento do poder legislativo a cidadãos que fizeram a diferença.
Entre os nomes indicados por Lu Fachinelli para futuramente denominar avenida, praça ou rua de Uberaba, estão o de Isabelle Emanuelly Rodrigues Bessa (PL 267/22), Geraldino Antônio da Silva (PL 465/22) e Phellype Maciel Borges Pires (PL 517/22).
As homenagens propostas pela vereadora incluíram ainda a professora Maria Helena Gabriel (PL 35/23), que faleceu em novembro do ano passado e era uma personalidade de valor reconhecido entre os educadores mineiros devido ao seu compromisso com a classe e seu perfil combativo.
Lu Fachinelli destacou que a professora Maria Helena Gabriel sempre foi uma profissional participativa e comprometida com a qualidade da educação em Uberaba. Ela foi uma das fundadoras da União dos Trabalhadores do Ensino (UTE) e “ocupou com muita dedicação os postos de diretora estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) e de coordenadora da Subsede do Sind-UTE em Uberaba”.
CMU aprova concessão de títulos de cidadania propostos por Lu Fachinelli
A Câmara Municipal de Uberaba apreciou e aprovou na sessão do último dia 12/04/23 Projetos de Resolução (PR) visando à concessão de título de cidadania propostos pela vereadora Lu Fachinelli (União Brasil). As personalidades relacionadas para receber a honraria praticaram atos de relevante interesse social em favor da cidade.
Os nomes apresentados por Lu Fachinelli incluem o do advogado universitário, João Paulo Borges Machado (PR 45/22), natural de Itumbiara (GO) e que atualmente é professor do curso de Direito da Faculdade de Talentos Humanos (FACTHUS-UNIBRASÍLIA) e ocupa cargo de direção na 14ª Subseção da OAB em Uberaba.
A lista de homenageados da vereadora inclui outro advogado, Flávio Garcia de Morais (PR 48/22), que atuou como Procurador do Município de Uberaba e se aposentou do serviço público em 2019, dedicando-se atualmente à função de Diretor no Instituto do Cegos do Brasil Central.
Registra-se ainda a entre os relacionados o atual Diretor do Departamento de Comunicação Social da CMU, Paulo César Garcia de Souza (PR 72/2022). A vereadora Lu Fachinelli destacou que além de apaixonado por Uberaba trata-se de um “profissional versátil, já trabalhou como tecelão, mensageiro, metalúrgico, auxiliar administrativo, aeroviário, vendedor e a mais de 11 anos é radialista e comunicador”.
Frederico Augusto Cardoso de Cantuária (PR 21/23), que nasceu em 22 de julho de 1968, em Sunderland no Reino Unido, ex-empresário do setor do Turismo e atualmente Professor de Filosofia concursado da Secretaria de Educação de Minas Gerais; e o tricampeão brasileiro de judô para pessoas com deficiência Ademar Jose do Nascimento (35/2023), que ministra aulas de informática adaptada e atua como massoterapeuta encerram a relação daqueles que receberão o título de cidadania uberabense por indicação de Lu Fachinelli.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
13/04/2023