Projetos do Executivo serão votados
apenas em Outubro
Os três projetos que estavam na pauta de hoje (16-09) para votação, foram sobrestados pelo líder do prefeito, Cléber Cabeludo (PMDB) e voltarão apenas na pauta das próximas reuniões ordinárias, em Outubro. Em nota oficial encaminhada pelo Poder Executivo e lida pelo vereador, o sobrestamento dos projetos foram solicitados pelo próprio prefeito, devido às notas publicadas na coluna Bastidores do Jornal de Uberaba, citando questões do relacionamento do prefeito Anderson Adauto, com a Câmara dos Vereadores. Inclusive, os vereadores Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB) e Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), entre outros, questionaram o teor das notas, pedindo explicação do líder, que afirmou que esclareceria a questão através da nota lida posteriormente.
Tribuna Livre – Participou também da sessão, a vice-presidente da Associação dos Surdos de Uberaba, Adelaide Rocha Pereira. Se comunicando através da intérprete de libras da Câmara, servidora Simone, Adelaide, destacou a comemoração do Dia Internacional do Surdo e esclareceu alguns mitos, relacionados aos mesmos. Segundo ela, os surdos não são mudos, como pensa a maioria da sociedade. “Os surdos têm voz, mas não falam, pois não têm o feedback, já que não escutam”, explicou.
Outra questão esclarecida por ela, diz respeito a Língua de Sinais. A língua, disse ela, não é Universal, inclusive tendo sotaques diferenciados. Ou seja, a língua de sinais da Itália e diferente da Americana, que é diferente da Brasileira, que tem um perfil mais próximo com a Francesa. Sobre a questão de filhos, Adelaide ressaltou que, na maioria das vezes, os surdos se casam com outros surdos, devido a facilidade de comunicação, mas isso não quer dizer que seus filhos serão surdos. Ela explicou que uma mãe surda, cuida tão bem de seu filho como uma mãe que tem a audição perfeita, visto que ela consegue entender seu filho pelos gestos e expressões faciais, bem como o ensina, desde cedo a se comunicar na língua de sinais. Sobre os bebês com problemas auditivos, ela orienta os pais a começarem rapidamente a aprender a libras, para que possa interagir com o pequeno.