Proposta de Denise cria o “Dia Municipal da Saúde Única” em Uberaba

25/04/2024 17:08

Projeto aprovado ontem (24) no Legislativo, e assinado pela vereadora Denise da Supra, inclui no Calendário Popular o “Dia Municipal da Saúde Única”, a ser celebrado, anualmente, no dia 03 de novembro.

Denise contou que Calvin W. Schwabe, conhecido como “pai da epidemiologia veterinária”, criou o termo “medicina única”, que mais tarde daria origem ao conceito de Saúde Única, que representa uma visão integrada que considera a indissociabilidade entre saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. “Existe um vínculo muito estreito entre o ambiente, as doenças em animais e a saúde humana. A Saúde Única é uma abordagem que considera como humanos e animais interagem ecologicamente em um ambiente, onde qualquer alteração nestas relações provocará desequilíbrios e, consequentemente, a propagação de doenças”, disse.

Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal, cerca de 60% das doenças humanas têm em seu ciclo a participação de animais, portanto são zoonóticas, assim como 70% das doenças emergentes e reemergentes. “O conceito Saúde Única define políticas, legislação, pesquisa e implementação de programas, em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para a diminuição de riscos e manutenção da saúde. Ela objetiva a melhoria da qualidade de vida da comunidade, beneficiando a todos, humanos, animais e meio ambiente”, explicou Denise.

Paleontologia - Proposta do vereador Tulio Micheli, que autoriza o Poder Executivo a criar, implantar ou aplicar disciplinas ou conteúdos lúdicos/técnicos sobre a paleontologia nas escolas municipais de Uberaba, foi arquivada. Por conta de parecer de inconstitucionalidade acostado à matéria, o vereador decidiu arquivar o projeto e transformá-lo em requerimento.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU