Reajuste salarial para o funcionalismo da Prefeitura é aprovado na Câmara

09/04/2024 11:49

Projeto referente ao reajuste salarial de 3,71% para o funcionalismo da Prefeitura foi aprovado na tarde desta segunda-feira (08), na Câmara Municipal. Com relação ao tíquete-alimentação, no fim de semana, o Executivo publicou decreto e concedeu 4% de reajuste no tíquete tanto para professores quanto para servidores administrativos.

Na sessão de ontem, que contou com a participação de professores da rede municipal e representantes da Prefeitura, entre eles o secretário municipal de Administração, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior, o Legislativo aprovou a proposta com a maioria dos votos. Entretanto, os vereadores Caio Godoi, Marcos Jammal, Paulo César Soares – China, Rochelle Gutierrez e Tulio Micheli foram contrários ao projeto, que já havia passado pelo plenário [na última quarta-feira (03)], mas que acabou sendo sobrestado, devido à ausência de documento exigido para a votação naquele momento.

Com posicionamento contrário ao reajuste apresentado, o integrante da diretoria do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba - Sindemu, Adislau Leite, também participou da reunião e fez uso da tribuna da Casa.  “Nossa posição é contrária a tudo aquilo que se encontra no projeto de lei. Temos um piso salarial nacional estabelecido em R$ 4.580,57 [para carga horária de, no máximo, 40 horas semanais], mas encontramos professores em Uberaba recebendo R$3.177,00. Durante o período de campanha eleitoral, em 2020, Elisa Araújo esteve no sindicato e assumiu o compromisso de pagar o piso aos professores, assim como de nomear servidor de carreira para assumir a pasta. Nenhuma das promessas foi cumprida”, reclamou Adislau.

Quanto ao tíquete-alimentação, Adislau classifica como injusta a manutenção do tíquete menor para os educadores. “É uma injustiça a diferença no tíquete, e tem que ser corrigida com urgência. Falta vontade política para atender a essas reivindicações”, lamentou. Dois profissionais da educação também fizeram uso da tribuna, e teceram críticas ao Executivo por conta da falta de diálogo com a categoria durante as tratativas do reajuste.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU