Reclamações sobre falta de professores de apoio na rede municipal de ensino faz Tulio questionar Conselho

02/04/2024 16:19

O vereador Tulio Micheli está cobrando do Conselho Tutelar do Município um posicionamento sobre os números insuficientes de professores de apoio na rede municipal de ensino da cidade. Durante leitura de requerimento no Plenário, ele contou que tem recebido inúmeros pedidos de socorro de mães desesperadas. Elas alegam que não estão percebendo o aprendizado de seus filhos, que são portadores do transtorno do espectro autista (TEA) ou mesmo portadores de outros distúrbios do neurodesenvolvimento.

Segundo o vereador, estas crianças não estão frequentando a escola, ou se frequentam, não estão tendo o necessário suporte de apoio. De acordo com ele, pais relatam que, muitas vezes, estas crianças chegam em casa machucadas, nervosas e irritadas. “Até quando nós vamos continuar vendo essa desatenção por parte deste órgão que, por tese, tem como atribuições também prover as orientações, o apoio incondicional e o acompanhamento temporário destas crianças no Município”, questionou Tulio, se dirigindo ao Conselho Tutelar.

Ele também citou os nomes de várias escolas onde estaria faltando os professores de apoio, como a Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, Escola Municipal Sebastião Antônio Leal, Escola Municipal Reis Júnior, Cemei Mônica Machiyama, Escola Municipal Professora Stella Chaves, Escola Municipal Professor José Macciotti, Cemei Monsenhor Juvenal Arduini, Escola Municipal Totonho de Morais e Escola Municipal Uberaba.

“Ou seja, em diversas instituições de ensino da cidade faltam o atendimento educacional especializado e o professor de apoio. Até quando vamos continuar vendo esta situação e fingindo que nada acontece?”, acrescentou, afirmando que ainda esta semana vai fazer uma visita ao órgão, que teve eleições recentes.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU