Projeto de criação do Hospital do Futuro foi apresentado, na tarde de ontem (12) na Câmara Municipal de Uberaba, por representantes do Hospital Hélio Angotti. Espera-se que o Legislativo analise, ainda neste ano, a proposta que trata da doação de uma área destinada à construção da unidade de saúde, com o propósito de revolucionar a medicina e a saúde não apenas em Minas Gerais, mas em todo o interior do Brasil.
De acordo com Narcio Rodrigues, diretor de Relações Institucionais do Hospital Hélio Angotti, a nova unidade a ser criada será instalada no Parque Tecnológico de Uberaba, na Univerdecidade, onde, além do atendimento humanizado e de excelência oferecido atualmente, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ter acesso às mais avançadas tecnologias, como medicina genômica, robótica, inteligência artificial, telessaúde e pesquisa clínica para diagnósticos precoces e tratamentos personalizados e melhores resultados. “O Hospital Hélio Angotti foi criado numa época em que o atendimento oncológico era basicamente focado na internação do paciente. Hoje, o diagnóstico e o tratamento do câncer são cada vez menos ambulatorial e, como seria inviável adequar esta estrutura predial antiga, surge a proposta do Hospital do Futuro”, explicou o conselheiro do Hospital Hélio Angotti Felipe Toledo Rocha. A obra está orçada em R$350 milhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
O diretor de Relações Institucionais destacou que o espaço físico atual do hospital já não suporta a demanda de pacientes e também a oferta de serviços que é oferecida atualmente. “Quem visitar o hospital perceberá o nível de estrangulamento a que ele chegou, devido à conquista de novos equipamentos e novos serviços implementados. Daí, a proposta de uma nova estrutura”, disse Narcio Rodrigues.
O Hospital do Futuro será construído em uma área de 35 mil metros quadrados cedida pela Prefeitura de Uberaba. O complexo está previsto para contar com tecnologia de ponta, incluindo inteligência artificial, robótica, medicina digital, centro cirúrgico de alta complexidade, centro de reabilitação oncológica e espaços voltados à pesquisa clínica e inovação.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação da CMU
13/11/2025






