O anúncio da retomada dos prazos do concurso público da Prefeitura de Uberaba de 2016 pela prefeita Elisa Araújo, reacende debate sobre questionamentos e absurdos já antes apontados pelo vereador Paulo César Soares (PMN), o China, sobre o uso eleitoral, e até para evitar ações civis públicas, pelo então prefeito Paulo Piau. O citado concurso, pasmem, foi realizado há seis anos atrás pelo citado ex-prefeito, justamente no ano que tentava sua reeleição, ou seja, o concurso teve cunho eleitoral. Por outro lado, o Ministério Público vinha, na época, pressionando o então prefeito a fazer concurso, e cessar o excesso de contratados na Prefeitura.
“Ou seja, foi um concurso para inglês ver. Além de não chamar quem passou, após ser reeleito, o ex-prefeito continuou a contratar conforme seus acordos eleitorais, e pior, com o concurso, impediu, pelo menos naquele momento, que a Promotoria de Justiça impetrasse com uma ação civil pública por falta de concursos públicos”, explicou China. O vereador espera que tal atitude do ex-prefeito não fique impune, principalmente por ter “jogado” com o Ministério Público. “Concurso existe justamente para moralizar o serviço público, e não para joguetes eleitorais. Só espero agora que a prefeita Elisa Araújo convoque mesmo os aprovados no concurso, que espera há seis anos”, defendeu.
China cobra prestação de contas do SINE sobre cursos, recursos e geração de empregos
Preocupado com a pouca geração de empregos em Uberaba, o vereador Paulo César Soares (PMN), o China, voltou a cobrar uma prestação de contas do SINE municipal.
Desde o ano passado, o parlamentar cobra do SINE a relação de cursos aplicados em Uberaba, e quais ações realizadas em busca da qualificação da mão de obra local.
“O SINE não pode ser apenas um quadro de avisos de vagas de empregos. Ele precisa ser muito mais que isso, precisa promover cursos de qualificação e orientar quem está à procura de empregos”, discorreu.
China cobrou ainda prestação de contas do SINE em relação aos recursos recebidos pelo Prefeitura de Uberaba do Governo Federal. “Esses recursos são exatamente para a qualificação profissional. Quero saber quanto o SINE recebeu em 2021, e o que foi feito com os recursos”, cobrou.
Assessoria do Vereador
Uberaba, 26/01/2022