Ripposati cobra revisão nas UPAs
Vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) voltou a cobrar do executivo uma reavaliação no funcionamento das UPAs no município. De acordo com o parlamentar, a legislação permite que o paciente fique até quatro dias nas unidades aguardando a internação, mas alguns chegam a ficar mais de 10 dias esperando a liberação de leitos em hospitais. Fato que, além de prejudicar o paciente, atrapalha a operação do próprio sistema que peca pelo congestionamento.
O vereador relatou que, recentemente, acompanhou caso de cidadão que passou 22 dias internado na UPA. "Essa demora não pode acontecer, pois, enquanto espera o atendimento, o paciente pode se descompensar e complicar seu estado de saúde", salientou. Ele ainda citou outras situações, como a de paciente que passou dias internado, recebeu alta e voltou para casa. Persistindo as dores e o desconforto, retornou à UPA para, aí sim, realizar os exames que detectaram a doença. "Eu me pergunto: por que os procedimentos necessários já não foram realizados no período em que estava internado?", questionou o vereador.
Não é a primeira vez que o edil desabafou, em Plenário, sobre o descontentamento em relação à área. Apesar de reconhecer os avanços que estão sendo feitos, destaca que, como vereador, tem a função de apontar ações que ainda precisam ser revistas. "O papel dessa Casa é ampliar a fiscalização. Dar sua contribuição para melhorar algumas questões".
SUSFÁCIL - No início de agosto, Ripposati promoveu reunião com representantes dos segmentos de Saúde e a Promotoria de Defesa da Saúde para discutir e buscar soluções para as deficiências do SUSFÁCIL. Após ouvir as sugestões dos profissionais, o parlamentar também defendeu o aumento de equipes do PSF, ampliação dos horários de atendimento em algumas unidade e contratação de profissionais para suprir a demanda por diversas especialidades.
Passados mais de dois meses, o tucano revelou ter conhecimento de que são muitas reuniões e poucos resultados efetivos. Mas, ainda assim, afirmou que é preciso persistir na tentativa de encontrar soluções.