Ripposati faz alerta em alusão ao Dia da Natureza
Câmara de Vereadores de Uberaba aprova requerimento de autoria do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), que solicita a realização do 2º Simpósio do Meio Ambiente. Incansável defensor de melhor qualidade de vida por meio do cumprimento de leis que visam a preservação do meio ambiente, Ripposati, que preside a Comissão Permanente do Meio Ambiente do Legislativo, lembra que neste domingo (4) é comemorado o Dia da Natureza. Ele entende ser uma data propícia para que todos façam uma reflexão acerca do que cada um tem feito para amenizar os efeitos devastadores da ação do próprio homem ao planeta.
O parlamentar recomenda aos pais para que desde cedo eduquem seus filhos com a consciência da importância de conservar o meio ambiente. Medidas simples podem fazer a diferença como não jogar lixo nas ruas, já que ele entope os bueiros e abre espaço para a ocorrência de enchentes que podem invadir casas, lojas e outros e ainda expor as pessoas ao risco de contrair doenças; não fazer queimadas nem maltratar animais.
Ripposati destaca que há vários tipos de poluição como a do ar, da água e do solo, e todas são prejudiciais à natureza e ao ser humano. Sem os rios, por exemplo, não haveria água potável para o consumo. Observa que a poluição gera também desequilíbrio na natureza, pois tira o alimento de alguns animais, que podem até entrar em extinção. “É importante que todos contribuam para manter a natureza conservada. Assim serão evitados problemas para nós mesmos”, alerta.
O vereador entende ser necessário refletir sobre as formas de conservação e sustentabilidade, em razão das destruições causadas pelo próprio homem, que com os avanços tecnológicos passou a destruir a natureza para construir algo em seu benefício. Argumenta que o surgimento das cidades, o aumento da população do mundo, a invenção das máquinas, entre outros recursos, surgiram para facilitar a vida do homem, mas têm contribuído significantemente para a destruição da natureza. O simpósio, segundo Ripposati, será palco para discussões desses temas e outros que visam a sensibilizar as pessoas quanto ao perigo de não se contribuir para a preservação da natureza. “Se não cuidarmos, estaremos destruindo o futuro”, finaliza.
Rose Dutra
Assessoria de Comunicação