O vereador Ripposati Filho intensificou sua atuação após a forte tempestade que atingiu Uberaba na tarde de terça-feira (13) e, na manhã e tardes desta quarta-feira (14) continuou acompanhando equipes da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, Secretaria de Mobilidade Urbana e da Codau em diversos pontos afetados da cidade.
Ripposati esteve no Residencial Dom Eduardo, Residencial Palmeiras, Umuarama e Jardim Imperador, onde quedas de árvores antigas e de grande porte bloquearam vias e causaram danos materiais. O parlamentar conversou com moradores e acompanhou de perto os trabalhos de remoção e limpeza realizados pelas equipes municipais. Inclusive, cobrando a religação da energia nos locais atingidos por parte da Cemig.
Na rua Yolanda Derenusson Silveira, por exemplo, que engloba o Umuarama, Jardim Imperial e Deolinda Feira no início da tarde desta quarta-feira já havia sido feita a limpeza por parte da Codau e a operação tapa-buracos por parte da Sesurb.
O vereador também relembrou sua presença durante o temporal anterior, no dia 26 de dezembro, especialmente no bairro Tutunas, onde árvores caíram na praça Fernando Teles, na avenida Alfredo de Faria e na avenida Tutunas, ocasionando danos e a interrupção de serviços, como energia elétrica, quando dois padrões foram danificados e substituídos rapidamente por solicitação sua.
Ripposati destacou que desde o ano passado vem solicitando à Secretaria do Meio Ambiente análises técnicas de árvores que, em razão da longevidade, tamanho e comprometimentos estruturais, representam risco à população. Ele reforçou que a adoção de ferramentas tecnológicas como o Arbolink, já integrada ao Plano Municipal de Arborização, pode aprimorar essa gestão, ao permitir avaliação técnica, mapeamento e priorização de intervenções preventivas em árvores antigas e frondosas antes que causem novos incidentes.
“O uso de tecnologia aliada ao planejamento urbano é essencial para preservar vidas e patrimônio. Continuo solicitando à Semam que intensifique o uso do Arbolink para fazer análises preventivas periódicas, priorizando árvores que oferecem risco e planejando sua supressão e imediata substituição por espécies mais adequadas”, afirmou Ripposati.
O vereador reforça que seguirá acompanhando as ações das secretarias, mantendo diálogo com a população e atuando para que medidas preventivas sejam executadas com eficiência.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Ripposati Filho
14/01/2026






