Em comemoração ao primeiro ano da chancela da Unesco, em 2025, o vereador Ripposati Filho esteve na sede administrativa da Associação Geoparque Uberaba, na última quinta-feira, para conhecer o trabalho desenvolvido. Ele também reiterou o convite à equipe para participar de uma reunião ordinária do Legislativo, em data a ser definida.
O vereador e sua equipe foram recebidos pela presidente Paula Cursinato, que, além de apresentar um panorama geral dos projetos realizados até o momento, destacou a importância da parceria entre o Geoparque e o poder público para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da região.
Para Ripposati, a chancela da Unesco deve ser amplamente comemorada, pois ampliou os paradigmas da educação e do turismo, tanto urbano quanto rural, já que o município como um todo é considerado Geoparque. “A participação da equipe na Câmara tem o objetivo de levar informações e esclarecer as pessoas sobre as ações dos projetos que contribuem para a geoconservação, educação e turismo”, afirmou.
O Geoparque Uberaba, reconhecido pela UNESCO, é gerido pela Associação Geoparque Uberaba (AGU) em parceria com as instituições signatárias: Prefeitura de Uberaba, ABCZ, UFTM e Sebrae.
A presidente Paula Cursinato agradeceu o convite e complementou, destacando a importância dessa parceria para a aproximação com a população. “Estamos sempre focados nos três pilares do Geoparque: educação, conservação e desenvolvimento sustentável. Esse ciclo é essencial para o crescimento do projeto”, disse.
Segundo ela, este ano foram dados passos importantes, como o trabalho com as escolas, em que as crianças têm a oportunidade de conhecer o Geoparque e entender sua importância. O trabalho é realizado em parceria com a Diretoria de Turismo da Sedec e a Semed.
Um dos projetos de educação visa levar as crianças para conhecer o território e compreender a relevância do patrimônio. “A ideia é que, ao se apropriarem desse conhecimento, elas se sintam responsáveis pela conservação e entendam que esse território único pode ser um motor de desenvolvimento sustentável, com foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”, destacou.
As ações também visam fomentar novos negócios com artesãos e pequenos produtores rurais, incentivando-os a criar produtos turísticos com a identidade do Geoparque. Para isso, serão realizadas capacitações, com o objetivo de promover a identidade do território, explicar o conceito de geoproduto e fortalecer a economia local.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Ripposati Filho
Uberaba, 21 de março de 2025