A transformação de restos de alimentos em adubo foi defendida pelo vereador Rubério dos Santos (MDB). Ele apresentou um requerimento, direcionado ao prefeito Paulo Piau, através do qual solicita ao prefeito Paulo Piau a criação de um sistema de compostagem no Ceasa e também nas feiras livres.
O sistema poderá trabalhar com o reaproveitamento dos restos dos produtos hortifrutigranjeiros, após a comercialização dos mesmos. “Os materiais ricos em nitrogênio podem ser misturados com resíduos de jardim e matéria orgânica rica em carbono”, explicou.
Segundo Rubério, um funcionário da Ceasa poderá ficar responsável por cuidar desta mistura. “O resultado desta compostagem poderá ser utilizado em canteiros, praças e jardins da cidade, e também como adubo para as plantas no horto”, disse o vereador.
Para Rubério, esta é uma solução eficaz e ecológica para transformar resíduos de jardins e restos de alimentos em um tipo de adubo para o solo. Ele também explicou que o método tradicional de compostagem é a criação de um fosso, também chamado de trincheira de compostagem, que deve ser mantido úmido enquanto estiver em decomposição. “Os restos colocados embaixo da terra se decompõem lentamente. Um dos grandes benefícios da compostagem subterrânea, é que não precisa fazer mais nada para colher o composto e melhorar o solo”, acrescentou o parlamentar.
O vereador disse, ainda, que realiza visitas periódicas ao Ceasa e as feiras, onde já constatou grandes sobras de alimentos. “Eu acredito que o reaproveitamento é fundamental e o poder público precisa investir mais nesta área”, finalizou Rubério.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
15/10/2018