Samuel Pereira e Almir Silva vão a Brasília por Credenciamento de Uberaba junto a OPAS-OMS

09/05/2024 17:53

Na busca por mais conquistas para Uberaba, os vereadores Samuel Pereira (PMB) e Almir Silva (Republicanos) estiveram reunidos esta semana, em Brasília, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com a Consultora Nacional do Envelhecimento Saudável, Maria Cristina Hoffman, e com a Consultora Nacional Doença Crônica não Transmissíveis, Larissa Veríssimo.

Os parlamentares uberabenses contribuíram para dar o primeiro passo para o credenciamento de Uberaba visando a obter a certificação de “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”, e assim conquistar o reconhecimento de ser um lugar que incentiva e promove a adaptação de serviços e estruturas físicas que proporcionem a inclusão e deem mais qualidade de vida para a terceira idade.

Os vereadores Almir Silva e Samuel Pereira entregaram às representantes da OPAS pedido neste sentido, assinado pela prefeita Elisa Araújo (PSD), e aproveitaram para destacar o apoio recebido, em todo o processo, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em especial da professora Lislei Jorge Martins e do professor Maycon Sousa Pegorari, grandes incentivadores da iniciativa e responsáveis pela facilitação do contato com a Organização Pan-Americana da Saúde.

De acordo com a professora Dra. Lislei Martins que, assim como o professor Dr. Maycon Pegorari, é docente do Departamento de Fisioterapia Aplicada da UFTM, quando um município é aceito na Rede Global, como cidade amiga do idoso, ele passa a fazer parte de um grupo reconhecido pela OMS, ganha visibilidade internacional, é relacionado no site da OMS, e recebe um certificado de credenciamento.

Explica ainda a Dra. Lislei Martins que uma cidade amiga das pessoas idosas se destaca por adaptar seus serviços e estruturas físicas para serem mais inclusivos e receptivos às necessidades de sua população com a finalidade de melhorar sua qualidade de vida à medida que envelhece. Logo, atua para incentivar o envelhecimento saudável, otimizando recursos para maximizar a saúde, a segurança e a inclusão das pessoas idosas na comunidade.

Por fim, os vereadores Almir Silva e Samuel Pereira, frisaram a importância de se conquistar o credenciamento de Uberaba junto à OPAS e reforçaram que estão trabalhando, junto com a prefeita Elisa Araújo, para dar às pessoas idosas mais oportunidades de participar da vida cotidiana, envelhecer de forma saudável e viver sem medo de discriminação ou pobreza.

Jorn. François Ramos

Dep. Comunicação da CMU