Samuel Pereira pede nova unidade de pesquisa básica e aplicada para a UFTM

18/01/2024 12:41

O vereador Samuel Pereira (MDB), que é presidente da Comissão da Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Uberaba, cumprindo extensa agenda em Brasília, participou ontem (17/01), de reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pleiteou uma nova unidade de pesquisa básica e aplicada para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

O parlamentar uberabense, acompanhado por Jane de Mattos, assessora do Senador Carlos Viana (Podemos), se reuniu com o Chefe Especial de Assuntos Parlamentares, Cícero da Silva Rocha, e, com a Coordenadora Geral de Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cristina Almeida Shimoda Uechi para expor a relevância da proposta desenvolvida pela equipe técnica da UFTM para desenvolvimento da ciência na região.

Samuel Pereira também protocolou um ofício, dirigido à Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. No documento, o vereador destaca que a nova unidade será dedicada à pesquisa básica e aplicada, com enfoque nas áreas de Física, Química, Matemática, Biologia e áreas afins, com o “objetivo primordial servir a sociedade, tanto de forma direta quanto indireta, gerando recursos humanos, acadêmicos e científicos”.

Por fim, Samuel Pereira reforçou para a Ministra Luciana Santos, que a unidade projetada para a nova unidade de pesquisa da UFTM tornará viável  a prestação serviços de excelência, para toda a comunidade, inclusive no que se no que se refere em relação a exames diagnósticos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Jorn. François Ramos

Dep. Comunicação da CMU