Na manhã desta sexta-feira (7/7), o vereador Samuel Pereira recebeu na Câmara Municipal de Uberaba Pesquisadores da Unipac de Uberaba, da Universidade Argentina John F. Kennedy e da Universidade de Buenos Aires. Eles são autores do livro “Cristofobia: as leis municipais 13.791/23 e 13.792/23 em uma análise de suas contribuições para a efetivação do direito constitucional à cultura cristã”.
As normas objeto do estudo promovido por François Silva Ramos, Nayara Beatriz Borges Ferreira, Viviane Saud Sallum Gonçalves, Reginaldo Antonio Carvalho de Souza, Eliano Fábio Fernandes Paiva, Maria Augusta Magalhães e Paulo Antonio Ferreira Cury, encontram sua origem nos projetos de Lei n 119/23 e 120/23, ambos de autoria do vereador Samuel Pereira, do MDB.
O livro apresenta a Cristofobia, como vem sendo chamada a aversão contra cristãos de todo o mundo, como um fenômeno crescente no Brasil. Ataques a igrejas, templos e outros espaços de culto somam-se a manifestações de violência física, moral e psicológica contra católicos e evangélicos, conduta que já era percebida há tempos em relação às religiões de matriz africana.
Segundo os pesquisadores, a Cristofobia no Brasil é um conceito menosprezado sob o argumento que os adeptos de determinadas religiões são mais perseguidos e discriminados que a maioria cristã verificada no país. Contudo, de acordo com o professor François Ramos esta perspectiva “não afasta o preconceito e a violência que agora alcança também os cristãos e a necessidade de erradicar essas condutas que são fruto da ignorância que leva à intolerância”.
As Leis Municipais 13.791/23 e 13.792/23 foram responsáveis por incluir no Calendário Popular de Uberaba a “Feira Gospel” e o “Festival de Música Evangélica”. Estes eventos, como explicam os autores do livro, refletem a construção identitária cristã na atualidade e podem contribuir para a difusão de sua cultura. Uma estratégia que usa arte, comportamento e educação contra o preconceito, a violência e a intolerância religiosa.
A “Feira Gospel”, por exemplo, contará exposição de artes, peças teatrais, espetáculos de danças e comercialização de produtos e serviços voltados para o público cristão. Já o “Festival de Música Evangélica” oportunizará ao uberabense contato com artistas expoentes da música gospel.
Dep. Comunicação da CMU
07/07/2023