
Para o vereador Wander Araújo, a iniciativa tem por objetivo conscientizar e sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna
Uberaba terá um mês dedicado à conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. O “Maio Furta-Cor” é um Projeto de Lei que altera o Calendário Municipal, apresentado pelo vereador Professor Wander e aprovado em Plenário na última segunda-feira (22).
De acordo com o vereador, o PL tem por objetivo conscientizar e sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. O mês de maio foi escolhido por causa da celebração nacional do Dia das Mães, enquanto a cor aconteceu em virtude da sua tonalidade, que altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar.
A matéria foi inspirada na campanha promovida pelas idealizadoras, a psicóloga clínica e perinatal Nicole Cristino, e a médica psiquiatra e psicoterapeuta com atuação na perinatalidade, Patrícia Piper, cuja atuação é de cunho gratuito, voluntário, espontâneo, inclusivo, democrático, horizontal, laico, desburocratizado, descentralizado, social, apartidário, transdisciplinar e colaborativo.
O projeto destaca a importância de esclarecer a relevância da dedicação à saúde mental das mães, pois, apesar do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães. Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dos casos já estão presentes na gestação, porém não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo.
Também foi lembrado no PL que a pandemia provocou um pesado fardo para as mães, com escolas fechadas por mais de um ano, famílias fragmentadas, tripla jornada de trabalho, reduções e disparidades salariais, desemprego, informalidade, aumento dos índices de violência doméstica e feminicídio, são apenas alguns dos fatores que impactam na saúde mental materna.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
23/05/2023