A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) realizou nesta terça-feira (31) o projeto “Portas Abertas - Família, profissional e deficiente: Um mesmo espaço, um novo olhar”. O evento, que teve cerca de 200 inscrições, contou com a palestra da pedagoga Denise Scussel, que falou sobre a articulação dos profissionais, das famílias e das pessoas que convivem e trabalham com portadores de deficiência.
Denise explicou que, além da sensibilização, a palestra tem por objetivo tentar fazer uma ponte desta articulação, através de um novo olhar, para que estas relações se efetivem. “A informação e a legislação chegam, mas é preciso saber como fazer esta ponte, cada um sair do seu espaço e fazer esta articulação com todos os envolvidos, com a colaboração das políticas públicas”, afirmou a pedagoga.
O chefe do Departamento de Atenção Básica, Jonathas Mazetti, explicou que o projeto acontece pela primeira vez, como forma de abrir novos espaços. De acordo com ele, a intenção é de intensificar os trabalhos já oferecidos no Município, mostrando e também ouvindo quais são as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência.
Jonathas disse que a secretaria pretende saber também qual é a melhor forma de melhorar os atendimentos e ajudar no fortalecimento dos vínculos. “A inclusão faz parte de tudo, é preciso incluir estas pessoas nos serviços já oferecidos”, acrescentou o chefe do Departamento. O projeto aconteceu apenas nesta terça, mas vai contar com outros espaços, inclusive a capacitação de profissionais para atenderem nas unidades da Seds.
“Nós também pretendemos ouvir dos portadores de necessidades especiais quais são as dificuldades que enfrentam, seja de comunicação ou locomoção, para que o atendimento seja melhorado”, finalizou Jonathas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Roberto Indaiá, disse que o trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação é justamente a bandeira do bem defendida pelo prefeito Paulo Piau. “É a necessidade que ele cobra para incluir as pessoas com deficiência, que muitas vezes não são olhados como deveriam ser”, explicou o secretário.
Segundo Roberto Indaiá, o tema “Portas Abertas” é justamente para que familiares, amigos e instituições participem de um tipo novo de trabalho, que possa ser enxergado de uma forma diferente, mas carinhosa e amiga. “É preciso mostrar que eles sabem trabalhar e estudar tanto quanto as outras pessoas”, afirmou o representante do Executivo.
“Nós precisamos fazer este trabalho para trazê-los para mais perto de nós. Estamos revolucionando todo o trabalho da Seds, com o apoio da Educação, para termos condições de estudar mais, de olhar com olhos diferenciados para estas pessoas, que precisam de muito carinho”, finalizou Roberto Indaiá.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
31/05/2016