“Semana da Segurança Ferroviária” é criada em Uberaba

19/03/2024 16:14

O vereador Pastor Eloisio apresentou projeto na Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (18), instituindo em Uberaba a “Semana da Segurança Ferroviária”, com o dever de enfocar, prioritariamente, campanhas, reuniões, palestras, seminários e eventos de promoção à segurança ferroviária, principalmente na importância da participação da sociedade nos cuidados com o perímetro ferroviário. A data será comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

Eloisio destacou que a Estrada de Ferro Central do Brasil, que cruza o nosso município, é de grande importância para a nossa história bem como para a economia local. “Muitos de nossos jovens não sabem da relevância de nossas ferrovias na geração de emprego e renda, e até mesmo de seu valor histórico.

A chegada da linha férrea em 1889 transformou nossa cidade na ‘boca do sertão’, e as mercadorias que aqui chegavam eram distribuídas por todo o Brasil Central. Nestes mais de 130 anos, a ferrovia mudou Uberaba e a vida de muitos uberabenses que, de alguma forma, tiveram ligação com o trem de ferro”, disse o vereador.

Para Elosio, é necessário retomar o sentimento de pertencimento da ferrovia ao uberabense, bem como orientar, principalmente a nova geração, sobre seu valor histórico. “Também, é imprescindível que a população saiba identificar os riscos da atividade e como se prevenir de acidentes na linha férrea.”

Homenagem – Outro projeto aprovado de Eloisio homenageia Juscelino Alves através de logradouro público. “Durante toda a sua jornada em nossa cidade, sempre contribuiu para o desenvolvimento e crescimento de Uberaba como cidadão e trabalhador. Várias ruas da nossa cidade tem um pouco do seu trabalho. Ele amava o que fazia. Juscelino era operador de máquinas pesadas, um excelente profissional. Trabalhou em várias empresas, inclusive para a Prefeitura Municipal de Uberaba.”

Jorn. Karla Ramos

Dep. de Comunicação da CMU