Semana Municipal do Congado e Dia do Congadeiro e do Moçambiqueiro são aprovados na CMU

10/05/2022 12:33

Compartilhar

Uma mudança no Calendário Popular do Município instituiu a Semana Municipal do Congado e o dia 13 de maio como o Dia do Congadeiro e do Moçambiqueiro. A proposta da vereadora Lu Fachinelli foi aprovada na reunião ordinária da última segunda-feira (09).

De acordo com a vereadora, a proposta visa não só homenagear a todos generais, capitães e soldados dos diversos ternos de Congado e Moçambique de nossa cidade, que por séculos mantém a tradição dos desfiles, como também aumentar o leque de ações e eventos visando a preservação dos festejos do 13 de maio. “Estou muito feliz em ter aprovado mais um projeto de enorme importância para o setor cultural e educacional que vai contribuir para aumentarmos as ações de implantação da Lei 10.639 em nosso Município. Uberaba é uma das poucas cidades que ainda preservam a tradição do cortejo de congado no dia 13 de maio, e no que depender do nosso mandato, essas ações vão se multiplicar, inclusive no campo da geração de empregos e preservação do patrimônio histórico imaterial. É com iniciativas assim que iremos promover a verdadeira inserção, atuando no combate ao racismo, a intolerância religiosa e o preconceito cultural”, afirmou Lu Fachinelli.

Três emendas da própria autora foram aprovadas, para melhorar o texto e eliminar qualquer vício de iniciativa. Uma quarta emenda deverá ser transformada em requerimento e enviado ao Executivo, colocando sugestões para os objetivos da Semana, como desenvolver anualmente por ocasião da semana do dia 13 de maio, espcialmente nas escolas, ações voltadas para a preservação, valorização e perpetuação dos ternos de Congado e Moçambique de Uberaba, além de divulgar as iniciativas, projetos e apresentações correlatas ao tema, bem como eventuais grupos convidados de outras cidades.

O presidente da Associação de Congadas, Moçambique, Afoxés e Vilões – Rei Ambrósio (Acomavu), Luís Marcelo Conceição, foi convidado para ajudar a defender o projeto. Ele agradeceu a vereadora em nome da comunidade afro-descendente, e explicou a data do cortejo, que antes era realizado no dia 13, foi alterada de comum acordo.

Segundo ele, após este período tão difícil de pandemia, onde as vidas viraram de cabeça para baixo, entende que ficou muito difícil fazer o cortejo no meio da semana. Luis Marcelo lembra que as pessoas precisam trabalhar e estudar, “atrapalha muito, demoramos 34 minutos para atravessar a avenida Leopoldino de Oliveira, que precisa ser interditada. Nós resolvemos mudar por causa da logística”, explicou.

Além disso, de acordo com Luis Marcelo, outro benefício é poderão trazer ternos de outras cidades da região, que certamente também irão movimentar o comércio da cidade.

Para o presidente da associação, realizar o evento no final de semana é o ideal, pois também vai possibilitar que mais pessoas consigam participar. De acordo com ele, para este ano está programada de acontecer uma missa no dia 13, a partir das 19 horas, na igreja Nossa Senhora da Abadia, com as presenças de todos os Ternos de Congadas e Moçambique, enquanto o cortejo sempre vai acontecer no sábado mais próximo a data, ou seja, no dia 14.

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
10/05/2022

 

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados