Sete entidades são beneficiadas com concessões de áreas públicas na CMU

20/12/2023 17:25

A última sessão extraordinária da Câmara Municipal de Uberaba foi mais uma vez marcada pela aprovação das concessões de áreas públicas. Dos 23 projetos colocados na pauta, 18 foram destinados a esta finalidade. Destes, sete eram entidades diversas da cidade.

Uma das beneficiadas foi a Casa de Costura Solidária, que pretende construir uma sede própria. Para isso recebeu uma área de 338,92m², situada na rua Helena Manzan Rodrigues, bairro Tita Rezende. Entre as ações sociais promovidas por voluntários, são desenvolvidos trabalhos destinados a crianças e adolescentes em situação de risco, promoção de eventos e campanhas de caráter educativo, filantrópico e assistencial, assim como trabalho em grupo com mulheres, visando o fortalecimento de vínculos, além de fomentar o artesanato.

Além disso, a instituição acolhe mulheres com transtorno psiquiátricos, para que sejam encaminhadas a profissionais especializados ou instituições, públicas e privadas, caso seja necessário.

A vereadora Lu Fachinelli auxiliou três instituições, para que conseguissem doações de áreas. Uma delas, de 1.200,71 m², localizada na esquina da avenida José Vallim de Melo com a rua 31, foi concedida à Latinha Solidária Projeto Social, atendendo a uma solicitação da.

A entidade, que atualmente aluga um imóvel, pretende construir sede própria para continuidade nos trabalhos realizados e ter condições de ampliar seus projetos sociais. A instituição é formada por uma equipe de 5 voluntários e tem 600 famílias cadastradas, que são atendidas através de doações de fraldas, cestas básicas, enxoval para gestantes, empréstimo de cadeiras de rodas, doação de remédios, etc.

A vereadora também intercedeu pela concessão de uma área pública ao Instituto Sejamos Luz, para a construção de sua sede própria. Entre as ações sociais promovidas pela instituição estão palestras de evangelização, aulas de educação ambiental, distribuição de roupas, fraldas, alimentos, aulas de capoeira e ginástica laboral. A área de 3.705,55 m² fica localizada na esquina das avenidas Leopoldino de Oliveira com Clodoaldo Rezende, bairro Parque do Mirante.

A terceira entidade foi a Associação Costurando com Amor, que precisava de um terreno para construir a sede e dar continuidade aos trabalhos realizados, bem como a ampliação de seus projetos sociais. A área concedida tem 1.988,93 m².

A instituição reúne em média 55 voluntários para confecção de materiais para doação, como manta para idosos entregues em asilos, enxovais para bebês, pijamas para crianças, brinquedos. Além disso, durante o ano são confeccionados mais de mil kits para crianças, para serem entregues no final do ano.

Também são oferecidos cursos de corte e costura, assim como curso de bordado para a comunidade, para confecção dos materiais e dos kits de Natal.

Da mesma forma a Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca) recebeu a concessão de uma área de 2.584,54 m², localizada na esquina da avenida Luciano Marajó de Carvalho com a rua Solange Tonelli Teixeira.

O vereador Luizinho Kanecão auxiliou a instituição junto ao Poder Público Municipal, para viabilizar o espaço, onde será construída a sede própria. A associação atua no setor de reciclagem de resíduos sólidos, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento da categoria dos catadores de materiais recicláveis. As principais atividades desenvolvidas são a coleta, recepção, triagem, prensagem, enfardamento, armazenamento e comercialização dos resíduos sólidos recicláveis.

O Instituto de Formação e Capacitação Profissional e Cultural recebeu a concessão de uma área de 750,39m², localizada na esquina das ruas Professora Sara Aidar com Helvio Fantato, bairro Residencial 2000. O vereador Anderson 2 Irmãos auxiliou a entidade junto à Prefeitura, para que a mesma tenha condições de construir uma sede própria.

Entre as ações desenvolvidas, o Instituto realiza palestras trimestrais nas escolas, como forma de orientar e prevenir a gravidez precoce. A instituição conta com uma equipe de profissionais voluntários de psicólogos, assistente social e pedagogo. Além disso, são oferecido curso de crochê, manicure e aulas de violão.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU