Severino homenageia os 30 anos da Liga Uberabense de Xadrez

27/08/2010 00:00

Severino homenageia os 30 anos da Liga Uberabense de Xadrez

O vereador José Severino Rosa (PT), homenageou os 30 anos de fundação da Liga Uberabense de Xadrez (LUX). O evento ocorreu nos jardins da Igreja São Domingos, seguido por uma missão de ação de graças. Para receber a homenagem em nome da instituição, estava presente o atual presidente da LUX, Marcel Resende Andrade. O vereador também rendeu homenagens a Francisco José dos Santos Neto, o Xico Xadrez, que foi o grande incentivador deste esporte em Uberaba. Xico era Jornalista e profissional de Relações Públicas, sendo ainda pós-graduado em Crítica Literária e Literatura Comparada. No xadrez, Xico foi vencedor de vários torneiros como Candidato Máster, titulado pela Federação Internacional de Xadrez (Fide). Durante 35 anos, ele praticou xadrez e desenvolveu atividades ligadas ao esporte, envolvendo também arte, cultura e educação. Xico Xadrez faleceu aos 42 anos, no dia 31 de janeiro de 2010.
A mãe do esportista, Norma Abadia de Oliveira Santos, recebeu a homenagem em nome da família. Emocionada, ela agradeceu e lembrou “do amor que Xico tinha pelo trabalho e por Uberaba”. Ela lembrou que foram mais de 100 títulos enxadrísticos conquistados em meio ao ofício de ensinar o esporte da inteligência, incluindo títulos conquistados no exterior. O vereador José Severino Rosa, lembrou que o xadrez é um esporte que precisa de concentração e inteligência e que pode ser usado como instrumento para melhorar o rendimento escolar dos jovens. Em seu discurso, o vereador ressaltou a importância do trabalho de Xico Xadrez para a juventude. “Xico tem uma história especial e que muitos nos orgulha. Ele foi exemplo, pois sempre dedicou sua vida ao próximo. Muitos jovens participaram das atividades desenvolvidas por ele, através da popularização do xadrez, que lembremos, foi um trabalho dele. Sinto-me honrado em prestar esta homenagem, pois sei que o município de Uberaba ganhou muito com o trabalho dele, e perdeu bastante com seu falecimento prematuro”, afirmou.
Após a entrega da homenagem, os convidados participaram também de uma Missa de Ação de Graças.