Severino participa de festa dos padroeiros da Baixa
Desde ano passado a Festa de São José e Nossa Senhora da Conceição da Baixa é considerada Patrimônio Cultural do município de Uberaba pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba - CONPHAU. O evento, organizado pela própria Comunidade da Baixa, culminou com a procissão em devoção aos padroeiros, São José e Nossa Senhora da Conceição da Baixa, bem como ao Santo Antônio e São Sebastião. Centenas de fiéis, entre eles vereador José Severino (PT), participaram das festividades.
Segundo o historiador do Conselho, professor Pedro Coutinho, alguns registros mostram que a festa existe desde o século XIX, ou seja, ocorre há mais de 100 anos. Para ele, a periodicidade com que acontece, além do seu significado para o povo, faz com que, merecidamente, seja registrada como patrimônio imaterial do município. "Nós, do Conphau, temos essa incumbência de analisar todos os cantos de Uberaba e registrar tudo aquilo que tem grande valor histórico. E é o caso dessa festa religiosa secular que movimenta, não só moradores da comunidade, mas a própria população de Uberaba", esclareceu.
Religioso, Severino acompanhou a procissão e destacou a importância da religião, do amor a Deus e à família no atual contexto da sociedade. Ele citou, ainda, o valor histórico da Baixa, que é anterior à formação de Uberaba, e sua relevância econômica, haja vista que a comunidade contribui para a economia da cidade por meio das atividades ligadas à agricultura e pecuária. "Percebo que o município tem valorizado as agrovilas e comunidades rurais por reconhecer o quanto esse povo ajuda no desenvolvimento de Uberaba", explicou.
De acordo com o coordenador da festa, padre Vanildo Massaro de Brito, as comemorações acontecem no final de julho e início de agosto, mas, devido à construção do salão da paróquia, este ano foi comemorada em novembro. "Aqui existe uma mística diferente entre devocionismo popular e religião. É a fé cultural do povo ditando os costumes e crenças", salientou, destacando que os festejos começam a ser organizados com um ano de antecedência. O padre ressaltou, também, a necessidade de participação de toda a comunidade, contribuindo através de doações e muito trabalho.