Técnicos de Radiologia podem entrar em greve, o que pode levar UPAs ‘ao caos’

26/06/2021 10:26

Compartilhar

Se já é incorreto a Prefeitura de Uberaba fornecer a mão de obra de técnicos em Radiologia para a FUNEPU – terceirizada que administra as UPAs , a coisa é ainda mais grave, desde que  nova administração municipal assumiu.
O vereador Paulo César Soares (PMN), o China, levantou que os seis técnicos em Radiologia  cedidos pelo Município às duas UPAs, e ainda mais dois cedidos à UPA Infantil, desde janeiro, não vêm recendo corretamente  da Prefeitura.
Pela lei que regulamenta o setor, a carca horária dos técnicos é de 20 horas semanais. Mas todos citados trabalham 24 horas semanais, e até dezembro recebiam as quatro horas à mais como extras. Mas desde janeiro, pararam de receber.
Os técnicos procuraram o vereador e informaram que se a Secretaria Municipal de Saúde não regulamentar os pagamentos, inclusive efetuando os pagamentos retroativos de Janeiro pra cá, vão paralisar as atividades,
“Estão propensos à fazer greve, e com razão. A começar que está errado do Município ceder para as UPAs esses técnicos, e ainda pagando incorretamente”, ressaltou China.
O parlamentar fez requerimento, vai tentar marcar com a prefeita Elisa Araújo, para tentar resolver e regularizar estes pagamentos para tentar evitar a greve.
“Imagina nessa pandemia, sem os técnicos? Com UPAs lotadas, seria o verdadeiro caos”, apontou o vereador.
Vereadores co-autores do pedido de saída de secretário reafirmam posição, e defendem transparência na Saúde
Os vereadores Cabo Diego e Professor Wander reafirmaram ao autor do requerimento pedindo a saída do secretário municipal de Saúde, Sétimo Boscolo, vereador Paulo César Soares (PMN), o China, suas posições favoráveis à exoneração do integrante de primeiro escalão da Prefeitura de Uberaba.
Em entrevista à imprensa, a prefeita Elisa Araújo afirmou que “vereadores que pediram a saída do secretário estavam arrependidos, e me falaram que mudaram de idéia”.
Em contato com China, os dois vereadores que assinaram junto com autor o requerimento pela saída, negaram que se arrependeram, e reafirmaram a posição pela exoneração de Boscolo.
“Além de não ser verdade, a prefeita quis parecer que está tudo normal, e não está, bem pelo contrário. No mínimo, por ética e por transparência, teria que afastar o secretário até o término da Comissão Processante”, argumentou China.
O vereador lembrou que Boscolo é um dos investigados, no “Escândalo das Vacinas”, que apontou o desvio de cerca de três mil doses. “Veja bem, são três mil doses, e não três. Alguém que comanda a Prefeitura, seja prefeita ou secretário, teria que estar sabendo que existia o fura filas. Então como fazer uma investigação, se o investigado continua mandando?”, questionou.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados