Empreendimento deve receber investimento de dois bilhões de dólares e integra projeto de interiorização de gasodutos do Governo de Lula
Dentro de aproximadamente 15 dias a implantação de uma termoelétrica em Uberaba será anunciada. Foi o que informou ontem o ex-prefeito Anderson Adauto durante reunião com o presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Fernando Mendes (MDB). O investimento deve girar entorno de dois bilhões de dólares e deve viabilizar a implantação de gasoduto até à cidade e na sequência a retomada da planta de amônia, segundo explicou Anderson. A prefeita Elisa Araújo (SDD) também foi informada sobre o assunto em encontro ocorrido na parte da manhã desta segunda-feira.
Anderson explicou que o grupo empresarial interessado no empreendimento deverá anunciar detalhes nas próximas semanas, mas que as tratativas estão muito avançadas. De acordo com ele, há o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a interiorização da rede de gasodutos no País, o que é atrelado à geração de energia e à produção de fertilizantes, setor que no ano passado se tornou vulnerável diante da guerra da Ucrânia.
“O Governo deve lançar em breve o leilão e os empresários já estão prontos para participar e arrematar a concessão”, ressaltou Adauto.
Fernando Mendes disse que o projeto tem todo apoio do Legislativo Municipal, que está disposto em atuar nas ações que possam gerar emprego e renda. “O gasoduto é sinônimo de desenvolvimento e é uma bandeira antiga que agora começamos a visualizar com chance mais concreta”, comemorou.
Anderson destacou ainda que desde a transição está acompanhando os projetos do novo governo no setor de minas e Energia. Um grupo de trabalho, com a participação de entidades, empresas e técnicos do setor, foi organizado para tratar da questão. Ele destacou que a escolha do ministro Alexandre Silveira para a Pasta é um facilitador, visto se tratar de um mineiro com quem tem muito boa interlocução e que está empenhado no projeto.
Anderson lembrou também da declaração do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de que o governo deve retomar os projetos de plantas de amônia, sendo um deles em Uberaba. O ex-prefeito diz que o seu empenho junto ao governo do Presidente Lula é viabilizar o gasoduto, que com a termoelétrica se torna viável, e, da mesma forma, a planta de amônia e ureia. Com a prefeita Elisa, Anderson acertou que as tratativas junto ao governo estadual serão feitas por ela.
Nova sede. O presidente da Câmara, Fernando Mendes, aproveitou a reunião para pedir o apoio do ex-prefeito para a construção de uma nova sede para o Legislativo. O vereador disse que a influência de Anderson pode ajudar, caso necessário, em tratativas na esfera federal. Anderson se colou à disposição para o que for necessário.
Departamento de Comunicação
Uberaba, 30 de janeiro 2023