Durante participação na reunião da Câmara Municipal desta quarta-feira (23), a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, confirmou que a atual administração pretende colocar o Restaurante Popular em funcionamento. O assunto é discutido há 11 anos, quando a Prefeitura firmou convênio com o governo federal, mas até hoje não saiu do papel, apesar dos investimentos recebidos.
O abandono do prédio situado na avenida Nelson Freire, que chegou a receber a estrutura necessária para o funcionamento do restaurante, já gerou muitas reclamações e problemas, inclusive com invasões, depredações e até mesmo o desaparecimento de equipamentos.
A secretária explicou que, assim como outros assuntos, a questão do restaurante é considerada urgente, mas por causa da pandemia não conseguem avançar com a velocidade que gostariam. Ela explicou que a intenção é de manter o restaurante popular onde está montado atualmente, assim como a cozinha, que foi montada separada.
“É o equipamento que nós temos, o dinheiro que foi investido pelo governo federal no montante de aproximadamente R$ 1,6 milhão”, afirmou Gicele. Com relação aos equipamentos adquiridos na administração anterior, ela disse que estão fazendo uma busca ativa desde que tomou conhecimento da situação, porém a mesma ainda não foi concluída.
De acordo com a secretária, a intenção é de continuar buscando respostas, pois enquanto isto não acontecer não será possível dar prosseguimento ao projeto. Ela ainda esclareceu que o modelo do restaurante deverá ser de administração indireta, em uma forma de concessão (terceirização), que será definida após os estudos que estão sendo realizados.
“Temos que apresentar a proposta para o Ministério da Cidadania até meados de julho”, acrescentou Gicele, deixando claro que serão cobrados preços populares e não serão oferecidos alimentos a custo zero. Para evitar maiores problemas a secretária disse que foi colocado um vigia no prédio, para que não ocorra ainda mais depredação do patrimônio.
“Quando assumi a pasta, também assumiu com a prefeita Elisa Araújo o compromisso com a assistência social do Município, para avançar e melhorar os equipamentos que já existem”, finalizou a secretária.
O convite para a secretária participar da reunião partiu dos vereadores Almir Silva, Professor Wander, Varciel Cabeleireiro, Rochelle Gutierrez, China, Marcos Jammal, Baltazar dos Reis e Anderson Dois Irmãos.
Jorn. Hedi Lamar Marques Departamento de Comunicação CMU 23/06/2021