Na manhã desta quarta-feira (4), no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, o vereador Tulio Micheli (PSL) participou de reunião para discutir detalhes do projeto do Executivo que visa autorizar, em caráter excepcional e durante a vigência do estado de calamidade pública decorrente de pandemia do coronavírus, a concessão de bônus a ser acrescido ao valor do plantão devido aos médicos plantonistas que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Após pedido de Tulio Micheli e entendendo a urgência do assunto, o presidente da Câmara, Ismar Marão, colocou o projeto em tramitação na última segunda-feira (2).
Além dos vereadores Tulio Micheli e Ismar Marão, a reunião desta manhã contou com as presenças de Valdilene Rocha, secretária adjunta de Saúde; Iralio Ferreira, coordenador do Complexo Regulador Municipal; Matheus Carvalho, analista jurídico da Secretaria Municipal de Saúde; além de Arnaldo Luís da Costa Filho, secretário adjunto de Governo. “Foi uma reunião importante para sanar dúvidas do projeto. A concessão do bônus é urgente e necessária, pois Uberaba enfrenta uma escassez de médicos para atender em regime de plantão no Samu”, ressaltou o vereador Tulio Micheli.
Ainda segundo o parlamentar, uma das razões para tal escassez de profissionais é a defasagem dos valores pagos a título de contraprestação pelos plantões de 12 horas. Desde meados de 2013, um médico plantonista do município recebe a quantia de R$ 1.200,00 por plantão. “Ou seja, mais de oito anos se passaram sem qualquer reajuste no valor. A defasagem, entretanto, não é exclusiva da classe médica e atinge igualmente os demais agentes que atuam em regime de plantão.
Em contrapartida, diversas cidades da região elevaram o valor de seus plantões, o que tem atraído nossos profissionais. Seguirei lutando por melhor remuneração para os plantonistas do Samu e demais profissionais da área da Saúde na cidade”, afirmou Tulio Micheli.
Assessoria do Vereador
Uberaba, 04/08/2021