Turino é homenageado pela Câmara
O Secretário Nacional de Cidadania Cultural, Célio Turino, foi homenageado hoje com o Diploma de Honra ao Mérito, pela Câmara Municipal de Uberaba, através de iniciativa do vereador Lourival dos Santos (PCdoB). Turino esteve em Uberaba, para lançar o Ponto de Cultura. Este projeto foi viabilizado devido as iniciativas do presidente Lourival, juntamente com o diretor da Fundação Cultural, Wellington Cornélio, o Zuzu. Em seu pronunciamento, o secretário citou o trabalho de ambos e destacou a importância da implantação dos pontos para alavancar e dinamizar as ações culturais na cidade. Turino revelou ainda que o município está fechando convênio também para implantar na cidade o Pontão, que é uma rede que interliga os pontos de cultura. Para viabilizar os pontos serão investidos, aproximadamente, R$ 1 milhão 140 mil. Sendo que para o Pontão o investimento é de mais de R$ 700 mil. O Ministério fará o aporte de 2/3 deste valore e o município 1/3.
O Ponto de Cultura é uma ação do Programa Cultura Viva, que contempla iniciativas culturais que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura, cidadania e economia solidária. O manual que dá diretrizes sobre o projeto pode ser encontrado na Fundação Cultural e o Edital que foi lançado hoje, terá sua publicação no diário oficial do município, o Porta-voz. Para participar qualquer entidade, associação e instituição deve estar com sua documentação regular e ter CNPJ.
“Nosso objetivo é potencializar os trabalhos culturais, seja na compra de instrumentos, figurinos, equipamentos, contratação de profissionais para cursos e oficinas, espetáculos e eventos culturais. No projeto Ponto de Cultura, efetivamente o recurso chega a seu destino. O ponto tem uma função de construir a soberania, pois acreditamos que a base da sociedade deve ser trabalhada e incentivada, pois ali nasce um novo Brasil”, destacou Turino.
O presidente Lourival destacou a evolução cultural de Uberaba nos últimos anos e agradeceu Turino pelo apoio dado a solicitação feita em Brasília. Para o vereador, o projeto amplia as ações culturais da comunidade uberabense, com foco na inclusão social, na cidadania e na geração de emprego e renda. “Estamos dando um grande passo no setor cultural de Uberaba”, garantiu.
Lourival também foi parabenizado por Turino, que destacou como ação cultural voltada para a cidadania, os projetos João de Barro e de Vivencia em Valores Humanos, ambos com participação efetiva do presidente. O presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus também participou da solenidade. Alunos do Mestre Café, fizeram uma apresentação cultural de para o secretário Turino, durante a homenagem.