Uberaba terá CRAS Volante
Foi aprovado na tarde de ontem (11), durante a reunião ordinária do Poder Legislativo, Projeto de Lei de autoria do executivo, autorizando a abertura de crédito adicional no orçamento de 2012, no valor de R$ 45 mil, para a criação do CRAS Volante (Centro de Referência da Assistência Social). De acordo com Evaldo Espíndola, assessor de orçamento da Prefeitura, o recurso é oriundo do Fundo Nacional de Assistência Social. "Trata-se de uma expansão do serviço do CRAS. Uberaba conta com os CRAS fixos e agora terá este móvel. A ideia é atender as pessoas que estão em situação de risco e que, por um motivo ou outro, não puderam se direcionar a uma unidade física. Será um grande ganho na área social", destacou.
Para o vereador Lourival dos Santos (PCdoB), Uberaba saia na frente ao implantar este trabalho. Ele disse ainda, que este programa, será de grande auxílio no combate às drogas, visto irá as comunidades que ainda não tem este atendimento, buscando informações e orientando as famílias que precisam de auxilio. Ele disse ainda que é preciso voltar à atenção para aquilo que é mais gritante em nossa cidade, que é a questão da violência e das drogas. Para Lourival, "o CRAS volante poderá ajudar as famílias que convivem com esta situação. Inclusive, volto a pedir que o prefeito crie uma secretaria própria para o combate as drogas, com ações específicas neste setor".
O vereador José Severino (PT) fez coro com Lourival e lembrou que "a doença do crack tira a consciência da pessoa e que o município deve buscar mecanismos para ajudar a comunidade a vencer este mal". Para ele, o projeto da legalidade a esta ação, visto que o CRAS Volante estará em contato com a comunidade, participando do dia-a-dia e dando respaldo as famílias que vivenciam este problema, orientando em relação aos encaminhamentos necessários.
Já o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) destacou o trabalho realizado pelo CRAS. Ele afirmou que o órgão desenvolve "um trabalho extraordinário de levar o social a comunidade, através de seus profissionais". O vereador avaliou também, que quando é volante o projeto vai ao encontro da real necessidade, visto que muitas pessoas precisam de auxílio e estão acamadas, precisando de ajuda e de esclarecimento. O projeto foi aprovado com 10 votos e será encaminhado para sanção do prefeito.