A segurança pública de Uberaba e região ganhará um reforço importante. O Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, autorizou a convocação de candidatos excedentes do último concurso da corporação para suprir o déficit de vagas na cidade, sede da 5ª Região da PM (5ª RPM). A medida, que beneficiará também cerca de 30 municípios do Triângulo Sul, foi anunciada após articulação do vereador Cabo Diego Fabiano junto à cúpula da PMMG e celebrada durante sessão plenária da Câmara Municipal.
Segundo o parlamentar, a iniciativa evita prejuízos à população em razão do resultado do último concurso, que ofertou mais de três mil vagas no estado, mas não contou com número suficiente de aprovados para preencher as designadas à 5ª RPM. A partir do diálogo com o comando-geral, ficou definida a realocação de aprovados que haviam optado por outras regiões e que hoje compõem o cadastro de excedentes.
Esses novos soldados serão destinados a Uberaba, reforçando o policiamento ostensivo e as ações de prevenção e combate à criminalidade. “É uma conquista fundamental, resultado de uma gestão pública que une experiência militar e representatividade política para atender a comunidade”, afirmou Cabo Diego.
O vereador destacou ainda que o reforço no contingente representa um avanço estratégico para ampliar a cobertura policial e garantir respostas mais rápidas às demandas da população. Para ele, a decisão comprova que o diálogo institucional pode gerar soluções concretas e efetivas na área da segurança.
François Ramos
Depto de Comunicação Social/CMU
11/09/2025