O vereador Marcos Jammal apresentou e teve aprovado em plenário o requerimento que solicita à Secretaria Municipal de Educação a implantação de salas multissensoriais nas escolas da rede pública municipal de Uberaba. A proposta visa garantir um ambiente mais inclusivo, acolhedor e adequado ao desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e outras condições que exigem estímulos diferenciados.
As salas multissensoriais são ambientes preparados com recursos que estimulam os cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Esses espaços auxiliam no desenvolvimento sensorial, cognitivo e emocional dos alunos, especialmente daqueles que apresentam dificuldades de regulação e interação no ambiente tradicional de sala de aula.
Segundo o vereador Jammal, “temos avançado muito na inclusão, mas ainda faltam ferramentas práticas dentro das escolas. As salas multissensoriais são um instrumento pedagógico e terapêutico essencial, que ajudam no acolhimento, reduzem crises de ansiedade e promovem o bem-estar das crianças. Educação inclusiva precisa ser realidade em todos os níveis”.
O requerimento foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal e contou com a assinatura dos vereadores Almir Silva, Baltazar da Farmácia, Thiago Mariscal, Diego Rodrigues e da vereadora Ellen Miziara, demonstrando o apoio de diversos parlamentares à proposta.
A iniciativa integra um conjunto de ações que o parlamentar tem promovido em defesa das pessoas com deficiência. Jammal é autor da Lei Municipal do Colar de Girassóis, que garante identificação e prioridade a pessoas com deficiências ocultas, como o autismo. Além disso, é responsável por projetos voltados à redução da jornada de trabalho para mães atípicas, melhorias na acessibilidade urbana e criação de um Centro Municipal de Referência ao Autismo.
Com a aprovação em plenário, a solicitação segue para análise da Secretaria Municipal de Educação, que deverá avaliar a viabilidade da implantação gradativa das salas, inicialmente em escolas-polo com maior número de alunos com necessidades específicas.
Assessoria do vereador
Uberaba, 30/06/202