Na 6º sessão plenária que aconteceu nesta quinta-feira o Vereador Pastor Eloisio Santos (PTB) em sua fala, relatou o episódio de racismo sofrido pelo jovem Luís Henrique Medeiros de Oliveira ocorrido no último dia 13 de abril, faltando exatamente um mês para a comemoração do dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Após receber um pedido especial da Diretoria do Conselho de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR), para que fosse lido em plenário uma carta de repúdio formulada pelo mesmo, o vereador assim o fez, uma vez que, os legisladores estão ali para representar o povo.
Na oportunidade o vereador também fez um discurso de repúdio ao ato discriminatório e manifestou apoio moral ao Jovem que sofreu preconceito racial por causa do seu cabelo crespo. “Declaro que, nesta Pátria somos todos filhos e...., iguais em direitos e deveres. O estado de Minas Gerais é um Estado constituído por uma rica miscigenação ou mestiçagem de povos e de diferentes etnias. Por fim, somos multirraciais e devemos abraçar as diferenças, pois somos descendentes de uma única origem, FILHO DO MESMO PAI CELESTE, O GRANDE DEUS!”, afirmou o Pastor Eloisio, que contou com o apoio de todos os legisladores presentes na sessão.
O vereador ressaltou que e inacreditável em pleno século 21 ainda se deparar de atos como esse, mas que se sente muito feliz em poder ser a voz da comunidade negra no plenário da câmara e poder dar voz a esse segmento tão importante sendo um negro legitimo. Segundo o Pastor Eloisio o mesmo tem participado de várias reuniões e mantido diálogo junto a Presidente do CONPIR Maria Abadia e outras lideranças da comunidade negra e que em breve irá trazer vários projetos ao plenário a fim de combater o racismo e fazer valer as Leis já existentes.