Foi aprovado na Câmara Municipal de Uberaba, nesta segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 536/2025, de autoria do vereador Ripposati Filho, que inclui no calendário popular o Dia do Biomédico, a ser celebrado anualmente em 20 de novembro. A proposta visa valorizar e reconhecer a atuação essencial desses profissionais para a saúde pública e privada.
Durante a votação, o plenário recebeu a visita de representantes do Conselho Regional de Biomedicina da 3ª Região (CRBM-3): o presidente Renato Pedreiro, o vice-tesoureiro Mauro Marques e a fiscal Maria Lúcia Minaré.
O vereador Ripposati destacou o papel do Conselho na luta por maior representatividade da classe e parabenizou os profissionais. "Nosso objetivo é chamar a atenção para essa importante profissão, regulamentada desde 1979, e a necessidade de valorização dos profissionais que atuam na área", afirmou o parlamentar. “Eles colaboram significativamente no diagnóstico, prevenção, tratamento e cura de doenças. Foram fundamentais durante a pandemia e merecem essa homenagem", disse.
O presidente do CRBM-3, Renato Pedreiro, ressaltou a relevância da iniciativa e relembrou a contribuição de Uberaba para a história da Biomedicina em Minas Gerais.
“Uberaba é um marco para nossa profissão. Foi aqui que se instalou a primeira delegacia do CRBM-3 em Minas e também o primeiro curso de graduação em Biomedicina no Estado. Hoje, são 33 áreas de atuação reconhecidas, e a profissão cresce com força, mas ainda carece de concursos públicos e de políticas salariais justas”, defendeu.
Para Renato, o novo marco municipal é um passo importante no fortalecimento da categoria. “Precisamos ampliar oportunidades, criar mais vagas no serviço público e reconhecer o valor desses especialistas que tanto contribuem para a saúde da sociedade", concluiu.
Jornalista Maria Cândida Sampaio
Assessoria do vereador Ripposati Filho
05/05/2025