Na tarde de ontem o Vereador Pastor Eloisio voltou a fiscalizar mais uma UBS e dessa vez foi a do Bairro Valim de Melo onde havia várias denúncias de falta de médicos e atendimento, principalmente no período da manhã. Após chegar à unidade básica de saúde Álvaro Guarita, o vereador buscou informações sobre o ocorrido e sofre resistência para conseguir adentrar as instalações do local, uma vez que, segundo um dos funcionários, uma eventual visita deveria ser agendada, aonde ainda a mesma tratou o vereador de forma ríspida indagando o mesmo com as seguintes palavras: "Quem é você? Se quiser adentrar aqui terá que agendar dia e horário, se quiser receber alguma informação." A gerente responsável pela a UBS não se encontrava presente, no momento ela estava segundo informações a mesma estava auxiliando em outra unidade no bairro Abadia onde fica na central de vacinas.
O vereador pediu para que fosse feito contato a gerente, a senhora Cristiane para que ela pudesse se deslocar até a unidade e prestar alguns esclarecimentos por qual motivo não poderia adentrar no local e coletar as informações sobre a falta de médicos é se preciso iria aguarda o tempo necessário a chegada da mesma. Depois de mais de duas horas de espera do lado de fora, a gerente da unidade Cristiane chegou no local para conversar com o vereador. O Pastor Eloisio indagou por qual motivo foi impedido de fiscalizar a UBS e de coletar as informações de quantos médicos havia na unidade de saúde, o porquê da falta de médicos no local é se a mesma tinha ciência da forma que as pessoas estão sendo tratadas no local.
Segundo a Gerente Cristiane, para que os vereadores possam fiscalizar as UBS deve ser feito um agendamento e que essa orientação vem da secretária de saúde . O vereador Pastor Eloisio deixou claro que o motivo da sua ida à unidade não era expor os funcionários e médicos da UBS, mas buscar resposta para a população e se colocar à disposição para buscar possíveis soluções dos problemas existentes, junto ao executivo, mas depois dá forma ao qual foi tratado irá levar o caso ao plenário da Câmara Municipal e requerer que o governo municipal junto a Secretaria da Saúde de resposta aos legisladores o porquê os mesmo estão tendo seus direitos de fiscalizar negado nas unidades básicas de Saúde.
"Hoje fui destratado por uma funcionária da UBS na frente de vários pacientes que aguardavam atendimento na unidade, se eles tratam nós que somos representantes do povo dessa forma imagina os pacientes que vão ali em busca de um atendimento'', frisou Eloisio."
A Gerente Cristiane informou que faz dois meses que ela assumiu a gerência da UBS e ainda está fazendo levantamento da demanda da população atendida, uma vez que a unidade atende os Bairro Chica Ferreira, Jardim Itália, Parque das Aroeiras, Valim de Melo e Parque das Gameleiras. A gerente afirmou que no período da manhã são dois médicos atendendo sendo que um, atende pessoas com sintomas gripais, e que o outro médico que atende no período da noite pediu exoneração, e agora estão aguardando a contratação de novos profissionais através do processo seletivo que já foi realizado pela prefeitura.
Na oportunidade, após colher todas informações existentes junto à gerente Cristiane, a mesma permitiu a entrada no local para averiguar a situação de toda a estrutura da UBS. O Vereador Pastor Eloisio Santos deixou claro que irá continuar fiscalizando sempre que houver denúncias no local até que seja resolvido não só no Valim de Mello mas em todas as unidades da cidade, o vereador afirmou que vai solicitar à Câmara Municipal através de um requerimento informações sobre a orientação para não ser permitido o acesso dos legisladores nas unidades básicas de saúde em Uberaba.