O vereador Diego Rodrigues (PDT) apresentou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (23), um requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre a existência de estudos ou projetos para resolver o problema de escoamento de água na Avenida Elias Cruvinel, nas proximidades do Colégio Boa Vista. O documento será encaminhado ao Executivo municipal.
De acordo com o parlamentar, o ponto específico, na rotatória da avenida, sofre com acúmulo de água, especialmente em períodos de chuva, causando transtornos a motoristas, ciclistas e pedestres. Diego Rodrigues destacou que a situação eleva o risco de acidentes e danifica a infraestrutura viária. Há ainda relatos de que a água chega a invadir o comércio local durante tempestades mais intensas.
O requerimento nº 02869/2025 pede que a prefeita Elisa Araújo (PSD) envie à Câmara informações sobre a existência de estudos em andamento para a solução do problema, que envolveria a instalação ou adequação de bueiros, microdrenagem ou canaletas. O objetivo do vereador é pressionar o poder executivo a dar celeridade a uma intervenção no local.
De acordo com Diego Rodrigues, a ausência de um sistema de drenagem adequado na região é uma reclamação antiga de moradores e comerciantes. A expectativa é que o ofício incentive a prefeitura a se manifestar sobre o planejamento de obras na área, trazendo mais segurança e fluidez ao trânsito no local.
Requerimento cobra solução para impressora inoperante em USF da zona rural
O vereador Diego Rodrigues (PDT) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (23/09), um requerimento solicitando explicações à Prefeitura sobre a situação da impressora da Unidade de Saúde da Família (USF) Nossa Senhora Aparecida, localizada na comunidade rural da Serrinha. Segundo o parlamentar, o equipamento está inoperante, obrigando os médicos a se deslocarem até a unidade de Santa Rosa para imprimir documentos essenciais ao atendimento.
O problema foi identificado durante uma fiscalização realizada no local no último dia 26 de agosto. De acordo com Diego Rodrigues, a falta do equipamento compromete a eficiência e a agilidade no atendimento à população local, já que os profissionais perdem tempo com deslocamentos para emitir receitas, atestados e outros documentos.
Por meio do requerimento nº 02818/2025, dirigido à prefeita Elisa Araújo (PSD), o vereador questiona se a Administração Municipal tem conhecimento da situação e se a CODIUB – Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba – foi comunicada sobre a falha. O documento também pede informações sobre quais providências estão sendo tomadas para resolver o problema.
A situação, explica o vereador, expõe uma fragilidade na infraestrutura de apoio às unidades de saúde do campo, impactando diretamente a qualidade do serviço prestado à comunidade. A expectativa é que o ofício acelere o reparo do sistema de impressão, restabelecendo as condições adequadas de trabalho para os profissionais e evitando transtornos aos moradores da região.
François Ramos
Depto. de Comunicação Social – CMU
24/09/25