A intenção é trabalhar a conscientização sobre doenças como lúpus, Alzheimer e leucemia
O mês “Fevereiro Roxo Laranja” foi inserido no Calendário Popular do Município, através de um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Tulio Micheli (PSL). A proposta é de que o mês seja dedicado à conscientização e combate de algumas doenças, sendo a cor roxa referente ao lúpus e alzheimer, enquanto a cor laranja representa a leucemia.
A fibromialgia também estava presenta, mas foi retirada, pois outro projeto voltado para a conscientização desta doença foi aprovado pela Câmara em data anterior. O vereador já defende e levantou outras bandeiras, como com relação ao autismo, esclerose múltipla, além da própria fibromialgia.
“São doenças extremamente graves, que têm trazido prejuízos incalculáveis para pessoas que padecem com as mesmas, e cada vez mais essa Casa precisa ser responsável e trazer estes temas para discussão”, afirmou Tullio. Ele lembrou que no próximo dia 21 de fevereiro será realizada uma audiência pública para prestação de contas da Saúde, referente ao último quadrimestre de 2024.
“Os vereadores que aqui estiverem terão a oportunidade de perceberem o quanto é deficitário o atendimento nestas áreas específicas, principalmente quando o assunto é lúpus, leucemia e alzheimer”, comentou. O vereador ainda defendeu que é preciso trazer a semana de conscientização, para fazer com que estes assuntos sejam cada vez mais debatidos na cidade.
Ainda conforme o parlamentar, as cores laranja e roxo têm significados importantes, como o alerta, cuidado e conscientização de algumas doenças, que a população não tem muito conhecimento sobre os sintomas e consequências no cotidiano do indivíduo, pois algumas não possuem cura e sim um tratamento qualificado e prolongado.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
11/02/2025