A Câmara Municipal de Uberaba vai instaurar a primeira Comissão Especial de Inquérito (CEI) da atual Legislatura. O vereador Tulio Micheli conseguiu os votos necessários para a instalação de uma CEI - sete no total. O objetivo é investigar apurar possíveis irregularidades na cobrança, arrecadação e repasse da tarifa de resíduos sólidos urbanos no Município.
Ele agradeceu pelo apoio e assinatura dos vereadores China, Caio Godoi, Cléber Júnior, Diego Rodrigues, Marcos Jammal e Thiago Mariscal, e avaliou que o pedido é de extrema importância para todos. “Eu agradeço por entenderem que a cidade merece respostas, existem pessoas diferentes, com lados diferentes, mas todos fazem parte do processo democrático”, disse o autor da proposta.
Segundo o vereador China, vai assinar toda CEI que chegar à Câmara e for realmente para melhorar a cidade. “Esperamos que esta CEI possa caminhar a mostrar o descaso que a Codau tem para com o consumidor de Uberaba”, acrescentou China.
O vereador Diego Rodrigues destacou que é uma investigação, não uma acusação. “Eu não tenho problema nenhum em fazer uma investigação, e torço para que não se encontre nada, que seria o melhor dos cenários”, afirmou, com a concordância do vereador Tulio.
Segundo o vereador Cleber Júnior, é preciso buscar a verdade. “Quando assinamos uma CEI é para esclarecer, e nós não torcemos de forma alguma que encontre algo errado, nós torcemos para que esteja tudo certo, pois quem ganha é o povo. Nossa intenção é sempre buscar a verdade real, sempre mantendo a coerência”, finalizou Cléber Júnior.
Apesar de Tulio ter anunciado o número suficiente de assinaturas nesta quarta-feira (11), o requerimento deverá ser submetido ao Plenário nesta quinta, dia 12.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
11/02/2026






