O vereador Tulio Micheli protocolou no Ministério Público, na tarde de hoje (2), a representação do “Caso Marcelinho”, junto ao promotor Eduardo Fantinati Menezes. Tal representação solicita a adoção das providências cabíveis em relação ao falecimento de uma criança de 13 anos, chamado pela família e amigos, carinhosamente, de Marcelinho, ocorrido no último sábado (29), no Hospital da Criança.
No documento, o vereador detalhou as informações recebidas e o que presenciou no local, inclusive o Registro de Evento de Defesa Social (Reds) confeccionado pela Polícia Militar, o qual foi lançado como “Omissão de socorro consumada”. Isto porque, segundo os profissionais do hospital, várias tentativas de transferência da criança para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) foram realizadas, visto o agravamento de seu estado de saúde. Contudo, tais solicitações teriam sido devolvidas pelo Sistema de Regulação, juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Quanto ao atendimento na unidade de saúde, houve falha do equipamento de ventilação mecânica, necessário no procedimento de intubação pelo qual a criança precisava passar. “Dentro da unidade hospitalar, pedi acesso ao equipamento para conferir seu estado. Em nova tentativa de colocá-lo em funcionamento, a falha se repetiu, constatando o possível defeito, o que pode ser conferido em vídeo gravado no momento”, relatou o parlamentar.
Tendo em vista a gravidade da situação e todo o exposto, foi protocolada a representação no Ministério Público, com o intuito de apurar a possível ocorrência de negligência na gestão do Hospital da Criança, bem como do Samu. “Da mesma forma, tive uma breve reunião com a Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e estabeleci um diálogo com os representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e com a Secretaria Municipal de Saúde. Ações estas que visam cumprir o que foi prometido por mim à família do Marcelo: o respeito que o caso merece e a continuidade da minha luta pela melhoria da saúde na cidade de Uberaba”, completou Tulio Micheli.
Assessoria do vereador
Uberaba 03/05/2023