Procurado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV), o vereador Varciel Cabeleireiro (PMB), demonstrou preocupação em relação à possível redução das atividades dos serviços de Proteção ao Voo no Aeroporto de Uberaba, noticiada pela Estatal Nav Brasil, que pretende transferir, de forma compulsiva, Controladores de Tráfego Aéreo e Profissionais Técnicos em Meteorologia lotados no aeroporto local para outras unidades da Federação.
Diante da aflição dos trabalhadores, o vereador intermediou uma reunião entre os representantes do sindicato e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba (Sedec), chefiada por Rui Ramos.
“Entendo que essa situação deva ser muito bem esclarecida por parte da empresa. Pelo que me foi passado, seremos afetados no aspecto econômico e, claro, de segurança de voo. Além disso, no aspecto humano, os trabalhadores que aqui residem podem ser obrigados a se transferir para outros municípios, deixando para trás tudo o que construíram em anos de trabalho e esforço. É preciso entender a real motivação da empresa”, pondera o vereador.
De acordo com o Sindicato, “o que a Nav Brasil está em vias de implementar é uma forma de gerenciamento de voos precaríssima, chamada de AFIS (sigla para Serviço de Informação de Voo e Alerta), na qual não há nenhuma visualização da pista de pousos e decolagens e das taxiway por onde trafegam as aeronaves quando no solo. Também não haverá um profissional devidamente qualificado para disponibilizar aos aeronavegantes as informações adequadas sobre condições meteorológicas para segurança dos pousos e decolagens. Esse serviço será prestado de forma remota e totalmente às cegas”.
Como justificativa para a redução dos serviços prestados, a estatal aponta que o movimento no aeroporto de Uberaba teria sofrido redução. Entretanto, dados do primeiro semestre de 2024 demonstram que houve um aumento de 22% no número de passageiros em relação ao primeiro semestre de 2023. Foram 47.002 passageiros até junho de 2024, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 38.557 passageiros.
Durante a reunião entre representantes do Sindicato, do vereador e da Sedec, ficou definido que o município entraria em contato com a empresa e, diante da resposta, atitudes seriam tomadas.
“Meu gabinete já enviou um pedido de esclarecimentos para a Nav e, diante disso, queremos que o assunto seja amplamente debatido com toda a população. Nosso aeroporto é estratégico não só para Uberaba, mas para a região, colaborando para o desenvolvimento econômico, turístico e social. Não podemos aceitar calados essas imposições”, destacou Varciel.
Gabinete do Vereador Varciel Cabeleireiro