Vereadora denuncia falta de estrutura do Centro Integrado da Mulher

19/03/2024 19:29

Nesta terça-feira (19), em suas redes sociais, a vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) denunciou a falta de estrutura do Centro Integrado da Mulher (CIM) em Uberaba. De acordo com a parlamentar, foram identificados diversos problemas, desde a falta de descarga nos banheiros até a falta de profissionais para atendimento às mulheres vítimas de violência.

A parlamentar destaca que o CIM é a porta de entrada para mulheres vítimas de violência, um local que deve ser acolhedor e possuir condições básicas para esses casos. Rochelle destaca, inclusive, o corte no orçamento de políticas públicas para as mulheres na Lei Orçamentária Anual de 2024, que sofreu uma redução de R$ 200 mil se comparado ao ano de 2023. Sua emenda, para recomposição dos valores, foi negada pelo Poder Executivo.

Ainda cumprindo seu papel fiscalizador, Rochelle já enviou solicitações à Prefeitura, que serão lidas em sessão plenária desta quarta (20), cobrando a contratação de advogado(a) para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Em sua justificativa, a parlamentar destaca que o próprio órgão tem, em seu site, o compromisso de "assistir integralmente a mulher e sua família em situação de violência".

Outra solicitação é com relação à revitalização da estrutura física, com destaque para o fornecimento de água potável, compra de produtos de higiene e limpeza, instalação de telefone, conserto de descarga, instalação de ar condicionado para ventilação das salas sem janelas e acessibilidade no local. Todos os problemas citados foram verificados durante a visita.

Assessoria da Vereadora

Uberaba, 19/03/2024