Nesta quarta-feira (09), a vereadora Rochelle Gutierrez participou do Fórum de Discussão sobre Dignidade Menstrual, organizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), uma agência de desenvolvimento internacional da ONU.
Após cobrar agilidade da Prefeitura de Uberaba na aplicação da lei dos absorventes, aprovada em 16 de dezembro de 2021, Rochelle aproveitou a oportunidade para dialogar com representantes de todo o Brasil e trocar experiências sobre as diferentes realidades do país, buscando caminhos para aprimorar o atendimento às meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Nas redes sociais, Rochelle destacou um trecho da sua fala no evento. “Eu tenho brigado todos os dias, tenho falado sobre isso em todos os lugares que eu vou, porque é uma realidade muito latente quando a gente anda e vê a realidade que nossos municípios estão vivendo. Eu queria aqui provocar uma reflexão, inclusive de usar esse fórum como um instrumento de fortalecimento pra gente que tá lá na ponta […], para que a gente tenha leis mais efetivas, e para que, de fato, torne esse debate da dignidade menstrual algo que esteja em todos os cantos do Brasil”.
Em Uberaba, a lei que prevê a distribuição de absorventes estima que cerca de 75 mil meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade possam ser beneficiadas. Mais de R$ 300 mil estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 para a conclusão do projeto, que ainda se encontra em fase de licitação.
Jorn. Júlio Sousa
Assessoria da vereadora Rochelle