Vereadores apresentam à prefeitura projeto lixo zero
Na manhã de ontem (18/05) os vereadores Luiz Dutra (PDT) e professor Carlos Alberto de Godoy (PTB), acompanhados pelo cientista social Marcelo Queiroz levaram, pessoalmente ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Franco e Carlos Assis, secretário interino de Meio Ambiente, projeto/requerimento que visa zerar o problema de lixo na cidade de Uberaba. O empreendimento, que é auto-sustentável, se trata de uma usina que transforma lixo em energia elétrica e, ainda, favorece o credcarbono que é uma das medidas para o controle sustentável do planeta.
O investimento para a implantação do projeto será de, aproximadamente, R$ 45 milhões por usina, já que serão necessárias duas usinas para atender a demanda de lixo na cidade de Uberaba. Segundo Marcelo, apesar do projeto ter custo elevado, “ele se auto-sustenta, através da venda de energia e do credcarbono produzidos pela usina num prazo máximo de dez anos”, afirma o técnico. Para o vereador professor Godoy, “o projeto é viável tecnicamente e economicamente, já que Uberaba produz cerca de 220 toneladas de lixo por dia”, ressalta o parlamentar.
A iniciativa surgiu após visita dos parlamentares ao Rio de Janeiro, que tem uma usina em fase de testes do projeto. O vereador primeiro Secretário da Mesa Diretora da Câmara, Luiz Dutra, viaja para a Europa no final do mês para acompanhar visita a usinas que já estão em pleno funcionamento, porém com outras tecnologias. “Nós queremos conhecer outras tecnologias para, quem sabe, trazer para cidade de Uberaba, projetos que minimizem os problemas ambientais em que vivemos”, enfatizou o vereador.
O secretário de meio-ambiente, Carlos Assis, se mostrou interessado no projeto. Segundo ele, “todas as ações que visam diminuir os impactos ambientais merecem atenção, o projeto é atual e é bom, agora precisamos avançar”, disse.
Com o mesmo pensamento, o secretário João Franco afirmou “que a prefeitura já tem ações neste sentido, como por exemplo, os aterros sanitários, mas esse projeto é interessante e outras reuniões mais técnicas devem acontecer”, comentou.
Nos próximos dias deverá ser marcada uma outra reunião para dar sequência à discussão.