Vereadores apresentam reivindicações a Marcos Montes
O deputado federal, Marcos Montes (DEM), fez uma visita institucional, hoje (20), a Câmara Municipal de Uberaba. Ele se reuniu com o presidente do Legislativo, Luiz Humberto Dutra (PDT), com o vice Itamar Ribeiro de Rezende (DEM) e o primeiro secretário, vereador Carlos Godoy (PTB), colocando seu mandato a disposição dos vereadores. Aproveitando a oportunidade, o presidente Dutra solicitou empenho do deputado para concretização da ligação de Uberaba – Prata – Ituiutaba, saindo para Goiás, além da ligação 798. O presidente lembra que esta rodovia fomentará a produção da região, consolidando, ainda mais, Uberaba como cidade pólo, levando desenvolvimento para o centro do Triângulo Mineiro. Outra solicitação de Dutra, diz respeito à Legislação Federal que trata da regulamentação do serviço de mototaxista. “Tivemos informações que alguns deputados querem derrubar a Lei, visto que são ligados aos serviços de transporte coletivo. Isso não pode acontecer, pois eu e Marcos Montes, quando presidente da Câmara e prefeito de Uberaba em 1999, respectivamente, aprovamos uma Lei em Uberaba com este fim, mesmo considerada na época inconstitucional. Agora, coincidentemente, como presidente, pretendo colocar esta Lei para votar ainda em fevereiro. Mas precisamos garantir, em âmbito federal, que nada irá prejudicar esta categoria”, explicou o presidente, também pedindo atenção especial aos instituições de saúde do município, que são filantrópicas.
Infraestrutura – O vereador e professor Godoy, reivindicou a MM, a disponibilização de emendas parlamentares e também trabalho de mobilização política nos Ministérios afins, para obra no entorno do bairro Maracanã. Segundo o vereador, é necessário construir uma passagem segura para aqueles moradores, que correm risco ao atravessar a BR 050. “Sei que existe em Brasília projeto e recurso para as marginais. Mas esta passagem também deve ser feita e, para isso, é necessário trabalho político e recurso. Sendo assim conto com Marcos Montes para nos auxiliar neste trabalho”, disse.
Outra reivindicação de Godoy, diz respeito à ABRACAM (Associação Brasileira das Câmaras Municipais). A entidade está fazendo um trabalho visando garantir uma inserção dos Poderes Legislativos Municipais na esfera federal. O objetivo deste trabalho é possibilitar que as Câmaras entrem com ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e Emenda Constitucional no Congresso. Ao explicar esta questão, Godoy lembrou que os vereadores, por estarem na cidade, sabem da realidade da comunidade e, por isso, algumas decisões em nível nacional deveriam ser analisadas por este prisma.
Saúde – O vice-presidente Itamar, que é do mesmo partido que MM, reivindicou apoio urgente para o Hospital do Pênfigo. Ele afirmou que a instituição está passando por uma situação difícil. Além do tratamento da doença do “fogo selvagem”, o Lar atende mais de 30 crianças que foram abandonadas. Atento as reivindicações, o deputado afirmou que auxiliará os vereadores nestas demandas.
Política - A segunda parte da conversa girou em torno das ações da nova mesa diretora, onde o presidente falou sobre o novo perfil administrativo, destacando ações de economia, revitalização do paço e preservação da memória histórica da Câmara e de Uberaba.
No âmbito político, o deputado falou sobre sua pretensão em ser o novo presidente do DEM em nível nacional. Os parlamentares também trataram do adiamento da assinatura do protocolo para as obras do Gasoduto e da fábrica de Amônia e Uréia. Os vereadores externaram preocupação. Já o deputado afirmou que a questão do terreno não é um empecilho, sendo facilmente solucionada, em vista da importância da obra. Ele garantiu aos vereadores que estas obras estão acima das questões partidárias e tanto outros deputados federais de Uberaba, além do Governador Antônio Anastasia, o Prefeito Anderson Adauto e ele, estão engajados nesta questão.