Vereadores aprovam construção de CEMEI
Também foi aprovado financiamento para compra de ônibus escolar para zona rural
O Jardim Primavera e Conjunto Uberaba I serão beneficiados com a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). O projeto foi aprovado hoje (16/08), por unanimidade, pelos vereadores uberabenses. O CEMEI terá o nome “Vovó Tiana”, que é uma homenagem à avó do prefeito licenciado, Anderson Adauto. O secretário de Educação José Vandir de Oliveira, explicou que o Cemei será erguido por meio de uma parceria com o Governo Federal, através do ProInfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil).
A expectativa é que o Cemei seja inaugurado até o dia 15 de setembro e fica na avenida Reynaldo Boaretto. A instituição educacional irá atender crianças de zero a cinco anos. Para os vereadores, o município está fazendo o seu papel que é de garantir escolas nos locais onde a cidade está expandindo.
Rural – Os vereadores também aprovaram Projeto de Lei, autorizando o Executivo a contratar financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para compra de um ônibus escolar visando atender a zona rural de Uberaba, cujo acesso é pavimentado. O valor do financiamento é de R$ 198 mil e será obtido através do Programa Caminho da Escola. Segundo José Vandir, atualmente, a prefeitura possui três ônibus e este que será adquirido irá atender, aproximadamente, 80 alunos da zona rural, além dos alunos do Proeti (Programa de Educação em Tempo Integral). Tanto o vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), quanto Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), solicitaram o uso correto dos veículos, para beneficiar quem realmente carece deste tipo de serviço. Para o vereador José Severino Rosa (PT), “cada centavo investido melhora a qualidade de vida da população, principalmente, na educação”. O vereador Tony Carlos (PMDB) lembrou que a iniciativa pioneira no Brasil, de buscar alunos da zona rural, foi do ex-prefeito Vagner do Nascimento, que evitou o êxodo rural no município.
O vereador líder do prefeito, Cléber Cabeludo, sugeriu ao secretário que viabilize mais recursos na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2011, para compra de outros dois ônibus.