Vereadores aprovam moção de apoio à greve dos professores federais

18/09/2012 00:00

Compartilhar

Vereadores aprovam moção de apoio à greve dos professores federais
Após ouvirem de professor e aluno as reivindicações que justificam o movimento grevista por parte de funcionários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, os vereadores aprovaram moção de apoio com cópias a serem enviadas à Presidenta Dilma Roussef, ao presidente do Senado, José Sarney e ao Deputado Federal Marco Maia. 
A principal justificativa do apoio se dá em razão do reconhecimento da necessidade de se reestruturar o plano de carreira, pois, conforme escrito em documento, trata da vida funcional de uma categoria fundamental para a sociedade. A moção foi assinada pelos vereadores Marcelo Borges (DEM), Itamar Ribeiro (DEM), Almir Silva (PR), Francisco de Assis (PR), Samuel Pereira (PR) e Profº Carlos Godoy (PTB).
Requerimentos - A tarde foi destinada a votação de requerimentos e indicações. O vereador Samuel Pereira pediu a implantação de aparelhos eletrônicos a serem instalados nos órgãos municipais a fim de que seja avaliado o serviço pelo usuário. "Às vezes, a população é mal atendida e não tem nem mesmo a quem reclamar. Essa seria uma forma do governo avaliar os serviços e ao mesmo tempo possibilitar mais voz aos cidadãos".
O vereador ainda solicitou ao Executivo, a elaboração de curso preparatório para professores contratados que trabalham com a apostila adotada pelo município. Segundo ele, esses profissionais estão com dificuldades em usar o material, como também apontaram pais e alunos. 
Já o vereador Marcelo Borges usou parte do seu tempo regimental para homenagear o Asilo Santo Antônio pelo seu centenário completado no último dia 8 de setembro. "A atual diretoria, bem como todos que por lá passaram não medem esforços pelo bem estar dos idosos. Todos são muito bem tratados", ressalta. 
O democrata ainda denunciou situação envolvendo a entrega de remédios na UPA São Cristóvão. "Agora, tem que ter hora para adoecer, porque só se pode retirar remédios antes das 14h. Isso é um absurdo", disse, lembrando também do serviço do SAMU, que não atende as comunidades rurais. 
Por sua vez, o vereador Afrânio Resende (PP) cobrou da Administração um veículo tipo Van para transportar pessoas para os velórios. "Muitos perdem entes queridos ou mesmo amigos e não tem condições de deslocamento", observa, recebendo o apoio dos edis Almir e Ripposati. Este, por sua vez, relembrou que é autor de uma lei municipal chamada Transporte Solidário, que atenderia esses casos. "Peço que, no momento correto, no final deste ano, destinemos emendas orçamentárias para fazer valer a lei", diz. 
Já o vereador profº Godoy destinou suas observações para caso que envolve médicos do Programa Saúde da Família. Segundo ele, alguns profissionais dessa área estão recebendo carta da prefeitura falando de equívoco no pagamento de salário desde março de 2012, tendo agora 10 dias para recorrer desse pedido de ressarcimento. "São 41 profissionais e, com certeza, vai haver uma ação coletiva. Dizem que o ressarcimento não tem como acontecer, mas espero que essa situação não recaia no funcionário", pondera.
Lourival dos Santos solicitou a instalação de academias de ginástica nas entidades filantrópicas, principalmente nas casas de recuperação de dependentes químicos. "Nestes lugares, a pessoa precisa manter mente e corpo acupados".

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados