Vereadores conhecem trabalho de escoteirismo realizado em Uberaba
O representante do Grupo de Escoteiros Inconfidentes, Fúlvio Ferreira, que também é o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), apresentou o trabalho desenvolvido no escotismo aos vereadores. Fúlvio ressaltou que o foco principal do trabalho é a Educação, além dos trabalhos sociais. O escotismo foi fundado pelo Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, “sendo um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. Sua proposta é o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, através da prática de trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina”.
Segundo a União dos Escoteiros do Brasil, fundada em 4 de novembro de 1924, e que congrega os Grupos de Escoteiros no Brasil, a Promessa escoteira sintetiza o embasamento moral do movimento. Já a Lei Escoteira traz como conceitos a honra, integridade, lealdade, presteza, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança. Quando Baden-Powell idealizou a Lei, segundo a União, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.
Dentro dos grupos os jovens são divididos por faixa etária, sendo: 7 a 10 (lobinhos), 11 a 14 (escoteiros), 15 a 18 (seniores) e 19 a 21 (pioneiros).