A implantação do “Hospital Dia” ganha força em Uberaba. A proposta, de autoria dos vereadores republicanos Kaká Carneiro e Samuel Pereira, foi encampada pelo deputado federal Aelton Freitas, que avançou as tratativas na capital federal.
Em Brasília, desde segunda-feira passada, o parlamentar intermediou reunião entre os vereadores com Leonardo Castro Soares, assessor da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde. O grupo busca o aporte financeiro necessário para a efetiva implantação da proposta, da ordem de R$ 1.055.754,00.
O encontro foi muito produtivo e, segundo Kaká Carneiro, pode confirmar a destinação dos recursos para a implementação do projeto, que deve funcionar em containers em área localizada ao lado da UPA do Parque do Mirante.
De acordo com Samuel Pereira, o deputado Aelton Freitas está fazendo um importante trabalho e, próximo passo será discutir o assunto diretamente com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O encontro contará com a participação de Ana lúcia Simões, reitora da UFTM e ainda do presidente da Funepu, José Eduardo dos Reis Felix.
Aelton Freitas
O projeto “Hospital Dia” foi apresentado pela Fundação de Ensino e Pesquisa (Funepu) e obteve o apoio imediato dos vereadores do PR – que encamparam a demanda. A iniciativa conta ainda com o apoio da reitora da UFTM, Ana Lúcia Simões.
Projeto. O Hospital Dia vai oferecer assistência intermediária entre a intenção e o atendimento ambulatorial, para a realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que necessitam da permanência pelo período máximo de doze horas, sem a necessidade da estaria à noite. O “Hospital Dia” contribui para a desespiralização, permitindo às UPAs e as unidades hospitalares receberem os pacientes de média e alta complexidade, reduzindo os custos em hotelaria e garante ainda a continuidade da assistência após a alta ou em decorrência de complicação.
Daniela Brito - Assessoria de Imprensa/Vereador Kaká Carneiro